Erasmus no AECCB:  Heritage Education Learning Program

Heritage Education Learning Program é o projeto Erasmus+ do AECCB que trouxe a Vila Nova de Famalicão alunos e docentes das escolas Galatasaray Lisesi de Istambul, Turquia, SOU Dobri Daskalov de Kavadarci, da República da Macedónia e Escola Secundária da Ribeira Grande, S. Miguel, Açores. 
Com um programa recheado de atividades inovadoras de cooperação e de aprendizagem entre pares e com uma comunicação multilingue, preencheram esta primeira mobilidade de intercâmbio de experiências. As atividades conjuntas, assentes na temática “Articulação entre o currículo nacional e currículo local com a participação de associações, clubes e várias entidades locais na construção de um currículo identitário”, refletiram-se na apresentação realizada pelos alunos atinente a cada escola, currículo, localidade e cultura, nas aulas telecolaborativas com meios digitais inovadores e na feira gastronómica com especialidades locais de cada país, que, no que diz respeito a Portugal, teve o apoio do Pelouro da Internacionalização do Município. 
A receção promovida pelo Diretor do AECCB e pelo Presidente da Câmara foram dois momentos formais desta mobilidade. O profissionalismo, a colaboração e empenho dos professores e assistentes operacionais que promoveram diversas atividades no Agrupamento, bem como os workshops realizados no Museu Bernardino Machado, na Casa do Território e nos Serviços Educativos do Parque da Devesa levou os parceiros a descobrirem o significado de bem-receber, profissionalismo e a generosidade dos famalicenses. 
 Os parceiros já regressaram aos seus países, mais ricos, depois desta experiência, levando na mala a palavra saudade, em particular, pela experiência e amizade criada com os alunos e famílias que abriram os seus lares para o alojamento entre pares. Levaram, também, o elevado desafio de programarem, com igual qualidade, a próxima mobilidade na Turquia, com o tema: “Desenvolvimento da educação patrimonial em conjunto: planeamento e execução de aulas usando o património histórico e cultural da região”.
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!