Famalicão e Liverpool celebram memorando de entendimento

O município de Vila Nova de Famalicão e a cidade de Liverpool, em Inglaterra, vão aprofundar um programa de cooperação económica e social que vai gerar parcerias entre centros tecnológicos, empresas, estudantes e os municípios das duas cidades. A aproximação entre as duas localidades vem sendo ensaiada desde há uns tempos a esta parte com a realização de um conjunto de visitas e reuniões bilaterais e vai ser assumida como uma aposta estratégica pelas duas cidades no próximo dia 19 de fevereiro, em Inglaterra, com a assinatura pelos presidentes das duas cidades, Paulo Cunha e Joe Anderson, do memorando de cooperação que foi ontem, 7 de fevereiro, aprovado em reunião do executivo municipal.
O documento prevê a promoção e o desenvolvimento de atividades e a realização de eventos relacionados com a atividade económica de interesse municipal e vai ser assumido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, Liverpool City Council, Universidade do Minho, Hope University, Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal, Liverpool John Moores University, CITEVE, Sensor City, Baltic Creative, CENTI, Fashion Hub e Liverpool Chamber of Commerce.
O processo teve origem com a participação de Vila Nova de Famalicão, em junho de 2018, no International Business Festival na cidade de Liverpool, altura em germinou uma vontade conjunta das duas cidades em aprofundarem uma cooperação que permita um intercâmbio transnacional de oportunidades e conhecimentos para as duas comunidades. Em outubro de 2018, uma missão inversa de uma comitiva de empresas e universidades de Liverpool, liderada pelo Deputy Mayor Gary Millar, a Vila Nova de Famalicão, no âmbito do International Day, reforçou esta aproximação.
Já reconhecida em Liverpool como cidade de grandes empresas da indústria têxtil, de importantes marcas e conceituadas infraestruturas tecnológicas e de inovação, Vila Nova de Famalicão procura novos exemplos de sofisticação da tecnologia, de qualidade organizativa, de qualificação de recursos humanos e novas tendências de mercados e de setores.
Para Vila Nova de Famalicão, “Liverpool, pela sua dimensão socioeconómica, pelo seu lastro cultural e pelo seu alto enquadramento ao nível do ensino e inovação tecnológica, afigura-se como uma cidade de inegáveis recursos, proporcionando novas tendências de setores e grande abrangência internacional”. Para Liverpool, “Vila Nova de Famalicão é um concelho iminentemente industrial e exportador, a sua localização numa região de maior relevância para a indústria torna esta cidade no epicentro dos clusters têxtil e agroalimentar, oferecendo grandes oportunidades para recursos humanos qualificados e de mercado.”
Esta ligação de Vila Nova de Famalicão com Liverpool faz parte de uma ampla estratégia de internacionalização do município famalicense, que visa a cooperação institucional e de parceria com entidades transnacionais, públicas ou privadas, tendo em vista o desenvolvimento comunitário.
“Temos que saber capitalizar para o território o fenómeno da globalização e a nossa circunstância europeia, aproveitando a cada vez maior facilidade ao nível de circulação de informação e de mobilidade de pessoas”, assinala o Presidente de Câmara Municipal, Paulo Cunha, a propósito da estratégia de internacionalização do concelho.
Dentro desta mesma estratégia de internacionalização, o município participa neste momento no Encontro Empresarial das Astúrias, tem confirmada uma missão à Export Food Sudoe na Alemanha, ainda em fevereiro, e programada para março a participação no Encontro Empresarial País de Gales, entre outras iniciativas em programação.
Para além disso, integra seis projetos internacionais de cooperação (Urbact, Interrreg Sudoe, Interreg Atlantic Area, Horizon 2020, Erasmus, International Urban Cooperation) envolvendo mais de 30 parceiros de 9 países (Espanha, França, irlanda, Reino Unido, Roménia, Áustria, Bélgica, Itália, Eslováquia) e de 9 cidades (Sevilha, Gijon, Gers, Limoges, Preston, Pamplona, Génova, Bilbao, Bratislava).
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!