Gerações cria centro de inovação para a educação de infância

Já começou a funcionar, em Dezembro de 2018, o “Centro de Inovação para a Educação de Infância (CIEI)”, da Associação Gerações, dinamizado pela Diretora Técnica e Pedagógica da instituição, Daniela Silva, e pela Educadora de Infância Ana Rita Barroso, duas profissionais com provas dadas na educação de infância. Para além destas duas técnicas, o “Centro” vai abrir-se a outros colaboradores de reputação firmada na educação de infância, tornando-se um espaço de aprendizagem de novas técnicas, de reflexão e de troca de experiências numa área tão importante e sensível como esta.
No passado mês de Dezembro, em sessão que teve lugar na Associação Gerações, debateu-se a abordagem de Reggio Emilia, numa perspetiva reflexiva e transformadora das atuais práticas educativas e pedagógicas. Depois da sessão inaugural em Vila Nova de Famalicão, também já se realizou em Braga o “workshop” “Diálogos com Reggio Emília: princípios e práticas”.
O trabalho do “CIEI”, da Associação Gerações, vai estender-se, numa primeira fase, a outros concelhos do Distrito de Braga, havendo já convites nesse sentido, alargando-se progressivamente a outros concelhos da Região Norte e do País.
Entretanto, estão já programadas as ações a realizar entre janeiro e maio de 2019.
No dia 12 de Janeiro, tem lugar na Gerações a iniciativa "Ser educador em creche: princípios e práticas", na qual se vai debater os princípios subjacentes ao trabalho do educador de infância creche, nomeadamente na definição de prioridades e de intencionalidades educativas, contando sempre com uma forte partilha de práticas.
Ainda no decorrer deste mês de Janeiro, realizar-se-á em Braga o workshop "Documentação pedagógica: uma proposta para tornar visível a ação pedagógica", no qual iremos abordar algumas propostas e perspetivas sobre a documentação pedagógica, dando especial destaque aos portefólios e registos individuais da criança. A documentação pedagógica permite-nos olhar a criança e a sua ação de uma forma muito particular, para além de que possibilita aos profissionais uma oportunidade para tornar visível, reconhecer e valorizar a sua ação pedagógica.
Seguem-se, com realização em Braga e na Gerações, mais um conjunto de workshops sobre temas atuais da Educação de Infância, com destaque para os seguintes: “Da sala para a comunidade: práticas de envolvimento”, “Descobrindo Emmi Pikler e a pedagogia do detalhe” e “Pedagogia de Reggio Emilia: à descoberta das 100 linguagens”, momentos que vão proporcionar a todos os participantes importantes encontros de reflexão e análise. Neste momento já se equaciona a possível realização de alguns destes workshops em Aveiro e Lisboa.
A Associação Gerações não esconde o desejo de internacionalizar estas ações e este projeto, trazendo a Vila Nova de Famalicão especialistas em educação de infância de outros países e levando ela própria a outros países um conjunto de boas práticas pedagógicas já enraizadas na instituição.
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!