Alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco distinguidos com trabalho sobre campos eletromagnéticos e a saúde

Duas equipas de alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, foram distinguidas com uma menção honrosa na nona edição do MEDEA, uma iniciativa da REN e da Sociedade Portuguesa de Física (SPF), destinada a promover o conhecimento da Física junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.
Com a coordenação da professora Teresa Martins, os alunos Afonso Magalhães, Carolina Sousa, Inês Pinho, Maria Vale, Pedro Ferreira, Adriana Domingues, Helena Araújo, Marcelo Muge e Sara Cunha, do curso de Ciências e Tecnologias, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Camilo Castelo Branco, tiveram oportunidade de apresentar o seu projeto perante uma plateia de colegas e professores.
As equipas, denominadas de “Magneticus” e “Magnetic Force”, fizeram um trabalho científico, com o objetivo de identificar e medir os campos eletromagnéticos de baixa frequência que nos rodeiam e constataram que vivemos rodeados de campos eletromagnéticos no dia a dia: em casa com os nossos aparelhos domésticos, em instalações elétricas ou no comboio. Segundo os sites destas equipas de alunos (https://oscamilianos.wixsite.com/magnetic-force https://magneticus9.wixsite.com/magneticus), os trabalhos permitiram ainda salientar que “a ordem de grandeza dos campos [eletromagnéticos] em redor da central [de transformação da tensão elétrica] são quase insignificantes quando comparados com o limite estabelecido pela OMS, não representado assim qualquer perigo para o nosso bem estar”. De uma forma geral, os trabalhos destes alunos permitiram concluir que, “no nosso dia a dia, os campos eletromagnéticos que nos rodeiam (eletrodomésticos, e linhas de transporte de corrente elétrica) têm intensidade inferior ao limite estabelecido pela Organização Mundial de Saúde”
As equipas Magneticus e Magnetic Force foram ainda distinguidas durante 21ª Conferência Nacional de Física e o 28º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que se realizou no dia 1 de setembro de 2018, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.
Na nona edição do MEDEA, foi ainda atribuído o primeiro prémio à equipa Júlios 9, da Escola Secundária de Júlio Dantas, de Lagos.
A 10ª edição do MEDEA abre inscrições durante o mês de outubro. O prazo de inscrições decorre até ao dia 24 de janeiro. Os alunos podem inscrever-se em http://medea.spf.pt/inscricao/. Este ano as medições são precedidas por um curso preparatório: feX_Mag3D (https://courses.mooc.tecnico.ulisboa.pt/), ministrado pelo Coordenador do MEDEA – Prof. Doutor Horácio Fernandes, que pretende uma melhor preparação dos alunos para as medições dos campos eletromagnéticos.

Sobre o MEDEA:

Instituído em 2008, o MEDEA é dirigido aos alunos do 10º ao 12º ano dos ensinos secundário e profissional. Permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula.
Os participantes elaboram um projeto científico baseado em medições de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, na sua escola, em casa e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica; e a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana. As escolas participantes recebem um medidor de campo elétrico e magnético que utilizam no decorrer do projeto. Cada equipa cria então uma página internet dedicada em exclusivo ao MEDEA, na qual apresenta todos os resultados obtidos, pesquisas efetuadas e outras informações relevantes ao projeto. As equipas com os melhores trabalhos serão premiadas.
 
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!