Projeto “Orizuro” na Gerações

A chamada “peça satélite”, uma peça de música e de teatro, integrada no projeto “Orizuro”, esteve em cena, na Associação Gerações, na semana passada, tendo sido apresentada pelo Companhia de Música Teatral, para todas as crianças do Ensino Pré – Escolar.
O projeto “Orizuro” pretende promover experiências musicais e artísticas desde a primeira infância, envolvendo a comunidade e criando pontes entre a programação cultural em geral e a agenda educativa. É uma “constelação” criada pela Companhia de Música Teatral que faz a articulação com a programação das Casas das Artes de Vila Nova de Famalicão e com as escolas e instituições que aderiram ao projeto.
“Orizuro” é nome de pássaro. Ou melhor de um “origami” que representa um pássaro que, na cultura tradicional japonesa, é um símbolo de felicidade e um ícone do desejo de paz. Estas ideias inspiram este projeto na sua globalidade, uma vez que se torna cada vez mais importante chamar a atenção para a necessidade de preservarmos o mundo em que vivemos.
Foi neste contexto que, na Associação Gerações, foi colocada uma instalação, correntemente designada por “pé de pássaro”, um objeto cénico – escultórico, de natureza sonora e visual que estará na instituição até final do mês de outubro, donde seguirá para a Casa das Artes para dar origem a uma instalação mais complexa.
As crianças, as famílias e as colaboradoras da Associação Gerações estão a participar ativamente e com entusiasmo na construção de alguns elementos desta instalação. No “ninho pé de pássaro” estão a nascer muitos pássaros, resultantes da imaginação das crianças, alguns de uma grande criatividade, com o auxílio dos pais, educadoras e colaboradoras.
Estes objetos e elementos evoluem posteriormente para uma instalação artística de maior complexidade que integra os contributos das escolas e instituições aderentes. Esta instalação estará patente ao público na Casa das Artes no dia 30 de novembro e nos dias 1 e 2 de dezembro, dias de estreia e de apresentação da chamada “peça – base” do Projeto “Orizuro”.
É intenção da Associação Gerações fazer o desenvolvimento deste projeto até ao final do ano letivo de 2018 – 2019, incrementando em torno dele um conjunto alargado de atividades de educação musical e de criação artística que têm como últimas destinatárias as crianças que frequentam a instituição. A seu tempo, a Gerações dará conta do avanço e da concretização destes projetos paralelos, certa que está de que a sua implementação não deixará de contribuir para o crescimento e para o desenvolvimento sustentado e equilibrado das suas crianças.
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!