Alunos do AECCB recebem o prémio MEDEA das mãos do prémio Nobel da Física 2016

Os alunos do 11.º e 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, participaram no dia 1 de setembro na entrega de prémios do projeto MEDEA que decorreu na Faculdade de Ciências da Saúde na Universidade da Beira Interior. Os alunos, orientados pela professora do subdepartamento de Física e Química Teresa Martins, foram distinguidos pelo segundo ano consecutivo neste projeto: no ano anterior uma equipa recebeu uma menção honrosa e neste ano duas das equipas concorrentes pelo agrupamento foram distinguidas com as duas menções honrosas atribuída no concurso, entre centenas de participantes a nível nacional.
O projeto MEDEA consiste na medição dos campos eletromagnéticos no ambiente, numa parceria entre a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e Redes Energéticas Nacionais (REN), realizado por alunos de várias escolas secundárias, profissionais e de ensino superior do País. Através deste Projeto os alunos, para além de adquirirem um maior conhecimento científico e desenvolverem o espírito crítico, são também desafiados a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos dos campos eletromagnéticos na saúde humana.
 A cerimónia de entrega de prémios decorreu durante a 21ª Conferencia Nacional de Física e 28º Encontro Ibérico para o Ensino da Física que se realizou na cidade da Covilhã. Os responsáveis da SPF e da REN salientaram a qualidade dos trabalhos vencedores e agradeceram o envolvimento deste jovens e professores no desenvolvimento deste projeto. A entrega de prémios teve como figura de destaque o prémio Nobel da Física 2016 o Cientista Inglês J. Michael Kosterlitz, que procedeu à entrega dos mesmos aos alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. Este momento foi único para os alunos que tiveram oportunidade de estar com um cientista que foi reconhecido como um dos melhores do mundo em diferentes áreas da física.

 
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!