10ª participação da Amarcultura no Cortejo Histórico das Festas da Senhora da Agonia

A Associação Amarcultura atingiu a 10ª participação consecutiva no Cortejo Histórico das Festas da Senhora da Agonia em Viana do Castelo. Continuando a ter o estatuto de único grupo forasteiro a participar neste evento, a associação calendarense assumiu este ano um dos quadros mais emblemáticos do desfile.
     Sob o tema “A Ponte, o Comboio e a Romaria”, o cortejo histórico teve como intuito celebrar os 140 anos da inauguração da Ponte Eiffel e a chegada do primeiro comboio a Viana do Castelo, em 1878. À associação Amarcultura foi atribuído precisamente o quadro que representava a chagada do “cavalo de ferro” à Princesa do Lima. Uma atribuição que honrou a associação de Calendário e justificada pela grande dedicação e bons desempenhos ao longo destas 10 participações que tiveram o seu início em 2009.
     O quadro deste ano, composto por uma locomotiva e respetivas carruagens de 1ª, 2ª e 3ªclasses, teve uma curiosidade muito interessante. A locomotiva é uma réplica muito fiel da que existe no Museu Ferroviário de Lousado (Locomotiva CF PPV 6 de 1874). Os técnicos da Vianafestas deslocaram-se ao museu famalicense para recolher dados para a construção da réplica dessa relíquia do início da linha férrea em Portugal. Assim, o quadro representado pela Associação Amarcultura acabou por ter uma ligação histórica e afetiva a Vila Nova de Famalicão.
     O quadro representado pela Amarcultura pretendeu mostrar a chegada do primeiro comboio à romaria em 1878, com a burguesia e aristocracia dos concelhos vizinhos de Viana do Castelo a chegarem à festa. Segundo o jornal “A Aurora do Lima”, em edição desse mesmo ano, apenas no primeiro comboio com destino às festas “vieram 2000 pessoas”.
     A réplica da locomotiva, por se tratar de uma construção inédita no cortejo, a par do bom desempenho dos 23 atores famalicenses envolvidos, foi dos mais saudados pelos milhares de pessoas que assistiram a este evento.
     Pela segunda vez, a Associação Amarcultura convidou alguns elementos de outras congéneres famalicenses experiências a nível cultural e artístico. Assim, fizeram-se representar elementos do Rancho Infantil e Juvenil de Gavião, do Grupo de Teatro Amador Camiliano e do Grupo de Cavaquinhos do Liberdade Futebol Clube.

 
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!