E. B. 2,3 Júlio Brandão e Escola Secundária Camilo Castelo Branco vencem 1.º e 2.º lugar nas semifinais das Olimpíadas de Química Júnior

O Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho e a Sociedade Portuguesa de Química organizaram, no dia 6 de abril de 2019, as “Olimpíadas de Química Júnior” onde os alunos Maria Guimarães (9º1), Inês Duarte (9º1) e Vasco Magalhães (8º2) alcançaram o 1.º lugar, medalha de ouro em representação da Escola E. B. 2,3 Júlio Brandão e os alunos Sofia Azevedo (9º5), Clara Martins (9º2) e Maria Rita Silva (8º1), alcançaram o 2.º lugar, medalha de prata, em representação da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. O excelente desempenho destas equipas permitir-lhes-á participar na Final Nacional que se realizará no próximo dia 27 de abril, na Universidade de Aveiro.
As “Olimpíadas de Química Júnior”, consistem num concurso entre 30 equipas de três alunos de diferentes escolas da região e pretendem dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas, despertar o interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8.º e 9.º anos e, também, aproximar as escolas básicas e as universidades.
As diferentes equipas realizaram uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projetadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens/realizações experimentais. As provas decorrem no anfiteatro de Escola de Ciências e nos laboratórios do Departamento de Química.
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!