“EnvolvAr-te” regressa aos palcos

Mais de meia centena de pessoas portadoras de deficiência vão subir ao palco da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, na próxima terça-feira, 4 de dezembro, para apresentarem um espetáculo único que assinala o encerramento do terceiro ano do projeto “EnvolvAr-te”, promovido pela Câmara Municipal de Famalicão em parceria com o Instituto Nacional das Artes do Circo (INAC) pelo segundo ano consecutivo.
O espetáculo, intitulado “Um Por Todos” e inserido no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, está marcado para as 10h30 e conta com a participação de 70 utentes das seguintes instituições de solidariedade social do concelho famalicense: APPACDM, ACIP, AFPAD, Associação Teatro Construção, Centro Social de Landim e Centro Social e Paroquial de Ribeirão.
Este ano, diz a formadora do INAC, Ana Dora Borges, “surgiu a ideia de convidar quatro artistas de circo para que estes incluíssem algumas das pessoas que participam no ‘EnvolvAr-te’ nas suas criações. Vão entrar no imaginário artístico do artista convidado, como se se tratasse de uma personagem nova”.
E acrescenta: “Finalizamos mais um ano do projeto de uma maneira mais ousada, corajosa e inclusiva”.
Os ensaios decorrem desde o passado mês de abril, nas instalações do INAC, no Lago Discount, em Ribeirão.
Recorde-se que o “EnvolvAr-te” pretende através das artes circenses e da sua capacidade de estímulo à liberdade e de abertura ao infinito, envolver e integrar cidadãos portadores de deficiência do concelho famalicense numa missão artística repleta de novos desafios, mas também muito convívio e alegria.
Incentivar o respeito por si próprio e pelos colegas; socializar e integrar; desenvolver a coordenação motora; praticar atividade física através do trabalho muscular e de alongamento; aprender a noção de espacialidade e concentração; ganhar consciência corporal e despertar o interesse e a perceção artística, fomentando um acréscimo na formação como cidadão e público artístico-circense são os objetivos específicos deste projeto, cujas sessões são coordenadas pelos formadores do INAC, Ana Dora Borges e Fábio Constantino.
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!