Mostra de Arte e Design promove evento em diferentes áreas

O Mart.eDESIGN, Mostra de Arte e Design, desenvolvido pelo Subpartamento de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Barco, é um evento constituído por todas as atividades e projetos desenvolvidos e reconhecidos pelo subdepartamento de artes visuais.
Neste ano letivo 18/19, este evento será composto por exposições de artes e design gráfico e de moda, de fotografias e produtos multimédia, mostras de cinema e de animação, formações na área das artes visuais, comunicação e conferências e ainda, workshops para alunos e docentes. Esta iniciativa irá desenrolar-se na mesma semana das artes e do design, no dia 29 e 30 de abril de 2019, onde irão decorrer atividades de comunicação e de trabalho de oficina.
Neste primeiro ano, o Mart.eDESIGN, Mostra de Arte e Design, será nomeadamente, dedicado às comemorações do 100º aniversário da Bauhaus, dado que em abril se celebra 100 anos da apresentação pública do Manifesto and Programme of the Weimar State Bauhaus de Walter Gropius
Bauhaus, uma escola, fundada em 1919, de design, arquitetura, pintura e escultura de vanguarda, na Alemanha. Hoje em dia, é tida como um estabelecimento de prestigiado ensino nas áreas de arquitetura, arte e design. E a sua importância é universalmente reconhecida na estética e na construção do mundo ocidental moderno. Esta não foi apenas uma mera escola, foi de forma comprovada, uma escola responsável pela constituição e organização do mundo moderno, que acabou por revolucionar, de tal forma, o modernismo que os princípios e valores provenientes do manifesto são, para muitos, um axioma e expressão maior do pensamento modernista.
Esta iniciativa tenciona dar visionamento ás capacidades artísticas dos alunos envolvidos, alargar os mais diversos horizontes e fazer com que o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco se integre mais no mundo artístico.
O subdepartamento de artes visuais encontra-se a formalizar parcerias com diversas entidades externas, para que este evento progrida. Sendo que, em tempo próprio serão divulgadas as diferentes atividades a realizar e estende-se o convite á participação ativa de toda a comunidade.
 

Pensamento*Fragmento
Exposição comemorativa dos 100 anos da BAUHAUS

Integrada na Mart.eDESIGN, Mostra de Arte e Design, de modo, a celebrar o aniversário da Bauhaus, os alunos do 12.º ano do curso de artes visuais, irão exibir os seus trabalhos desenvolvidos na disciplina de Desenho A, na exposição “Pensamento*Fragmento”, a estrear-se dia 13 de novembro.  
Esta exposição irá assumir uma configuração informal, quer ao nível da ocupação do espaço expositivo, quer na assunção da geometria dos suportes de trabalho. Cada trabalho visa refletir e transmitir as múltiplas dimensões criativas da Bauhaus. Pretende-se que as obras se encontrem em espaços informais para que o espectador seja chamado á atenção de forma, mais convincente. Irá se denegrir os espaços normais, formais, com os trabalhos desenvolvidos, de modo a que o espectador tenha em si uma maior necessidade de tentar compreender e pensar sobre as obras. Os suportes fragmentados permitem uma visão estruturada da desconstrução da peça, mas em particular, desafiam paradoxalmente, o conceito da unicidade. Visto que cada cubo não é apenas uma parte de um todo, mas um todo por si só.
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!