Postais de Abril já começaram a chegar à Gerações

Os primeiros postais do “Movimento dos Postais de Abril, o projeto que a Associação Gerações pôs em prática para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, já começaram a chegar à instituição.

Este “Movimento dos Postais de Abril” está a ter um grande sucesso, sobretudo entre as crianças que, depois do enquadramento histórico que lhes é feito pelas educadoras e resultado também das suas investigações, materializam numa pequena frase ou num pequeno desenho, aquilo que para elas é importante no 25 de Abril.

            O 25 de Abril só faz sentido se se conseguir transmitir aos cidadãos mais novos um conjunto de mensagens e de ideias que sejam facilmente partilhadas por todos, nomeadamente por todos aqueles que nunca tiveram um contato próximo com a “Revolução dos Cravos” e nunca conseguiram avaliar a sua importância na vida coletiva e na vida individual dos cidadãos. Através dos “Postais de Abril”, procura-se transmitir uma visão clara sobre o antes e o depois do 25 de Abril. Cada uma fará depois as suas escolhas.

O projeto dos “Postais de Abril” não é para a Gerações um concurso, mas sim o recurso a um meio de comunicação escrita em desuso acentuado, mas que é ainda apelativo para as crianças, para os seniores e para as famílias das crianças. O impacto de algumas centenas de postais a serem endereçados à Associação Gerações, através de uma logística extremamente simples, vai ser enorme.

            O modelo e o formato dos postais foram obra de toda a instituição e estão a ser distribuídos por todas as crianças, seniores e famílias, solicitando a cada uma das crianças, a cada um dos seniores e cada uma das famílias que apenas escrevam uma ou duas frases ou façam um desenho sobre o 25 de Abril de 1974. Sobretudo para as crianças, foram definidas estratégias de acompanhamento, contextualização e de concretização…

            Os postais serão colocados num grande “marco” que será colocado na entrada principal da Gerações, identificado com a designação “Postais de Abril”.

            Este “movimento dos postais” tem uma liberdade total: todos podem escrever sobre situações e acontecimentos locais e nacionais, sobre o positivo e o negativo de Abril, sobre as expetativas futuras, sobre os sonhos de cada um, sobre o que está bem e sobre o que está mal, sobre as pessoas da nossa História recente, sobre as ambições de cada um, sobre a escola e sobre a saúde…

            Se for possível, estes postais poderão dar origem a um livro que terá como título “Movimento dos Postais dos 50 anos do 25 de Abril”, com as crianças, os mais velhos e as famílias a terem sempre à mão um repositório das suas mensagens e das suas ideias sobre o 25 de Abril de 1974. Será um marco para o futuro…

Este projeto entronca num outro, concretizado anualmente pela Associação Gerações no Parque da Devesa com o nome “Hoje há Histórias na Cidade”. No ano de 2024, já com a data de 4 de maio definida, o “Hoje há Histórias na Cidade” será dedicado aos 50 anos do 25 de Abril, com uma grande exposição de “Postais de Abril”.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!