Orfeão Famalicense celebrou 108 anos

O Orfeão famalicense assinalou mais um aniversário, no passado dia 24, em Gondifelos, com uma missa de ação de graças e um convívio num restaurante local.

Fundado há 108 anos, a 11 de fevereiro de 1916, depois de uma visita do Orfeão Poveiro a Famalicão, o Orfeão Famalicense tornou-se numa referência a nível regional, no início do século XX.

Malgrado ter sofrido duas interrupções, a sociedade famalicense nunca desistiu da sua coletividade cultural, virada para a música coral masculina e para a arte cénica, e em 22 de novembro de 1957, dia de Santa Cecília, padroeira da música e dos músicos, aplaudiu o ressurgimento do Orfeão Famalicense, que graças à dedicação de dezenas de homens e de mulheres, se mantém ativo e com muita vitalidade, tornando-se conhecido também a nível nacional.

Para assinalar o percurso glorioso do Orfeão Famalicense, no dia 24 de fevereiro, às 19:15, foi celebrada na Igreja Paroquial de Gondifelos, missa de ação de graças, sob a presidência do Padre Vítor Agostinho, solenizada pelo orfeão.

Seguiu-se um jantar-convívio no restaurante “Cozinha da Lúcia”, naquela freguesia, que contou com a participação dos orfeonistas e respetivas esposas, da artista Maria do Sameiro, uma amiga da coletividade, que “agitou” com a sua enérgica alegria todos os convivas, aos quais se juntou também o vereador da cultura, Pedro Oliveira.

Abílio Dias, presidente da coletividade e orfeonista, usou da palavra para felicitar todos os orfeonistas e “agradecer às esposas por deixarem sair os maridos uma vez por semana, às vezes duas, para cantar” (frase que gerou muitos risos e uma salva de palmas para as visadas). Agradecer, também, à junta de Freguesia de Famalicão e Calendário, à Fundação Cupertino de Miranda e à Câmara Municipal os apoios concedidos.

Pedro Oliveira, vereador da cultura, encerrou manifestando a sua satisfação por se encontrar entre tantos amigos, que se dedicam à cultura musical e a manter bem viva tão notável instituição, como é o Orfeão Famalicense.

Orfeão Famalicense que tem tido bastante atividade e se prepara para participar, juntamente com o Orfeão de Santhiago de Bougado, a convite do Grupo Recreativo Musical – Banda de Famalicão, num evento organizado por esta coletividade, no dia 23 de março, à noite, na Igreja Matriz (nova).

Como já é habitual, solenizará as procissões da Semana Santa, em Vila Nova de Famalicão e, em junho, integrará o programa oficial das Festas Antoninas, organizando o Concurso de Quadras Antoninas e a entrega dos respetivos prémios, num evento popular.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!