Unidade de Apoio ao Alto Rendimento é “casamento perfeito” educação/desporto

O Ministro da Educação, João Costa e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, inauguraram esta quarta-feira a UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, a funcionar no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco desde junho do ano passado, e que presta apoio aos alunos que sejam atletas de alto rendimento e que pretendam conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva. 

Na prática, esta unidade permite que a escola disponha de um conjunto de docentes para dar acompanhamento aos alunos, gerir de forma flexível o currículo e horários, adaptando-os ao contexto de treino e de competição.

«Há aqui um casamento perfeito entre a educação e o desporto, numa articulação que permite aos alunos manter uma carreira desportiva e o sucesso académico, com projetos curriculares individualizados e que permite aos alunos não ter de abdicar de estudar para enveredar pela carreira desportiva ou vice-versa» apontou João Correia.

A UAARE do Agrupamento Camilo Castelo Branco tem atualmente 59 alunos/atletas, do 6º ao 12º ano, de 9 modalidades e de 15 clubes. «Era ainda vereador do desporto e fui confrontado pelos atletas com este problema e desde logo procuramos e questionamos sobre esta possibilidade de ter aqui em Famalicão uma destas unidades, que se concretizou agora, e é para mim, enquanto presidente de Câmara, motivo de uma enorme satisfação, porque é um processo que permite a estes jovens evoluirem desportivamente sem prejuizo do deu percurso educativo”, afirmou Mário Passos.

O Município de Vila Nova de Famalicão apoiou a candidatura da escola, equipando a sala de estudo de apoio à UAARE com um apoio de cerca de 20 mil euros e é também um agente facilitador «passando a informação aos clubes e aos pais das potencialidades do projeto, que junta recursos e enquadramento legal, para facilitar a conciliação entre a prática desportiva e o aproveitamento escolar, porque é na articulação entre todos que vamos potenciar o rendimento, quer desportivo quer escolar dos muitos talentos que temos no concelho» acrescentou ainda o Presidente de Câmara.

Os primeiros indicadores são muito positivos, com os alunos/atletas a apresentarem rendimento escolar acima da média geral, não afetando aquilo que é o seu percurso desportivo.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!