Novo parque urbano de 10 hectares vai nascer a sul da cidade

Está aprovada a delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, no lugar dos Queimados, que vai permitir a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, a infraestruturação de uma área destinada à habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano que prevê a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores. 

Refira-se que a área delimitada, que teve luz verde em deliberação na reunião di executivo municipal desta quinta-feira, conta com um total de 20 hectares e abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos.

A delimitação desta Unidade de Execução esteve sujeita ao escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado e a aprovação e divulgação do relatório final da discussão pública esteve também em análise na reunião do executivo camarário desta quinta-feira, dia 23 de março. 

Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para a apresentação de candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros e um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas USF vai custar cerca de 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro superior a 40%.

Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, refira-se que terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro dedicado ao minigolfe.

O espaço alvo de intervenção caracteriza-se pela forte presença do rio Pelhe. Terá, aliás, uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos. 

Tem também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas de plantação distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras. 

Recorde-se que a delimitação de unidades de execução consiste na fixação em planta cadastral dos limites físicos da área a sujeitar a intervenção urbanística. 

Atualmente, a autarquia liderada por Mário Passos tem em período de discussão a nova Unidade de Execução Urbanística da área norte da cidade, que vai melhorar consideravelmente os acessos ao Hospital S. João de Deus e à zona envolvente. A discussão pública termina a 5 de abril.

Na reunião desta quinta-feira, o executivo municipal aprovou também o início do procedimento de delimitação de mais uma Unidade de Execução - de Sobrado, em Requião – que permitirá o crescimento urbano de forma planeada na freguesia, com o fracionamento e infraestruturação de um espaço urbano de mais de 20 mil metros quadrados tendo em vista a construção de edifícios destinados ao uso de habitação, comércio e serviços, promovendo a expansão da área habitacional e a requalificação da infraestrutura viária existente e uma nova ligação viária entre a Rua Doutor Francisco Alves e a Rua do Sobrado.  

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!