Câmara vai transferir mais de 5,5 milhões para as freguesias em 2023

As Juntas de Freguesia de Famalicão vão receber mais de 5,5 milhões de euros da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em 2023. A transferência de 2,2 milhões de euros em verbas livres, cujos protocolos foram aprovados na última reunião de Câmara, é o primeiro impulso que as Juntas de Freguesia recebem para a sua gestão autárquica. Os outros impulsos, a transferir ao longo do ano, serão enviados através de transferências de capital, 2,7 milhões de euros, e de transferências correntes, 600 mil euros, que equivale à transferência de competências para a limpeza de vias, manutenção de equipamentos, entre outros.

Em relação ao ano anterior, o grande acréscimo surge no valor correspondente às transferências de capital, cujas verbas se destinam à execução de obras estruturantes para as localidades e cujo apoio aumenta este ano 26 por cento. Apesar disso, o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, assume como desafio o “incremento, ao longo deste ano, de ainda mais investimento de capital nas freguesias. É algo que está no nosso horizonte e tudo faremos para o conseguir”.

“Queremos melhorar a eficiência da gestão autárquica, quer a nível municipal, quer a nível das freguesias” comenta Mário Passos. O edil destaca que o montante e o planeamento das transferências foi realizado em concordância com as Juntas de Freguesia do concelho e obedecem aos princípios do equilíbrio e da coesão territorial. “Este volume de transferência de verbas para as autarquias locais, reflete bem o nosso compromisso e respeito para com os eleitos locais. Queremos um concelho a desenvolver-se de forma equitativa e à mesma velocidade, e a aposta nesta autonomia é uma garantia desse equilíbrio e de uma boa execução”, acrescenta. 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!