Feira Grande de São Miguel honra a tradição de Vila Nova de Famalicão

A tradição da Feira Grande de S. Miguel volta à agenda de Vila Nova de Famaicão nas renovadas Praças Mouzinho de Albuquerque e D. Maria II. A iniciativa arranca a 29 de setembro, e prolonga-se até ao dia 2 de outubro, numa celebração à atividade agrícola, às tradições, usos e costumes e à identidade de Famalicão.

Os mercadores trazem consigo animais bovinos e equinos, os legumes mais frescos, os ovos mais saborosos e os frangos mais tenros do seu quintal, numa verdadeira viagem ao passado, em que tudo era «caseiro».

Considerada uma das tradições mais antigas e genuínas de Vila Nova de Famalicão, a Feira Grande de S. Miguel está incluída nas comemorações dos 817 anos da atribuição do Foral a Vila Nova, pelo Rei D. Sancho I, contando com vários momentos de animação e muita alegria, que prometem fazer reviver os costumes de há vários séculos, associados às gentes de Famalicão.

A Feira Franca acontece logo na quinta-feira, 29 de setembro, na Praça Mouzinho de Albuquerque, onde também terá lugar o Concurso de Gado, um dos momentos mais aguardados pelos criadores da região.

Já de 30 de setembro a 2 de outubro, terá lugar o Mercado de S. Miguel, na Praça D. Maria II, local onde estarão reunidos agricultores, artesãos e tasquinhas com petiscos de ficar com água na boca. Durante estes três dias, também terá lugar a Exposição de Gado Bovino e Equino, no mesmo local.

A beleza e a arte equestre são celebradas no sábado, dia 1 de outubro, na Gala Equestre, e no domingo, dia 2 de outubro, há a tradicional Desfolhada Minhota, bem como o Desfile de Charretes.

PROGRAMA

Quinta-feira, 29 de setembro

08h00 | Feira Franca (Praça Mouzinho de Albuquerque)

15h00 | Concurso de Gado (Praça Mouzinho de Albuquerque)

Sexta-feira, 30 de setembro

10h00 | Mercado de S. Miguel – Agricultores / Artesanato / Tasquinhas / Biológicos & Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)

21h00 | Concentração Cavalos Montados (Praça D. Maria II)

Sábado, 1 de outubro

10h00 | Mercado de S. Miguel – Agricultores / Artesanato / Tasquinhas / Biológicos & Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)

16h00 | Cantares Tradicionais (Praça D. Maria II)

22h30 | Gala Equestre (Praça D. Maria II)

Domingo, 2 de outubro

10h00 | Mercado de S. Miguel – Agricultores / Artesanato / Tasquinhas / Biológicos & Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)

16h00 | Desfile de Charretes (Ruas da Cidade)

17h30 | Cantares Tradicionais (Praça D. Maria II)

19h00 | Desfolhada Minhota (Praça D. Maria II)

O programa completo da Feira Grande S. Miguel está disponível para consulta no site do Município em www.famalicao.pt/feira-grande-s-miguel .

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!