Gonçalo Ribeiro é famalicense e vai ser astronauta por um dia

Gonçalo Ribeiro, aluno do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, integra o restrito grupo de 30 jovens portugueses que vão poder perceber como é estar na pele de um astronauta. A experiência acontece já na próxima semana, a 16 de setembro, através de um voo de gravidade zero (parabólico) promovido pela Agência Espacial Portuguesa, no âmbito do projecto “Astronauta por um Dia” e do concurso “Zero – G Portugal”.

O famalicense de 16 anos de idade conquistou o seu bilhete de entre 460 candidatos, que foram sendo eliminados em quatro provas que avaliaram a criatividade, a lógica, a aptidão física e a capacidade de comunicação. Gonçalo, que procurou sempre moderar as expectativas, por ter a consciência de que disputava um lugar no voo de gravidade zero entre centenas de candidatos, está “feliz por ter conseguido passar”, e acredita que esta será “uma ótima experiência”.

Os finalistas do concurso “Zero – G Portugal” foram conhecidos no passado dia 8 de julho, e o voo está já aí à porta. Terá ponto de partida e chegada no aeroporto de Beja, executado num Airbus A310, da empresa francesa Novespace.

Experimentada a vida de um astronauta por um dia, os finalistas passam a ser embaixadores desta iniciativa junto da sua comunidade escolar durante o ano letivo de 2022/23, sendo responsáveis por relatar e divulgar a sua experiência junto das suas comunidades escolares, contribuindo para cultivar o interesse pelo Espaço.

De referir que de entre os 30 “passageiros” do voo metade tem 16 anos de idade. Cinco têm 14 anos de idade, e sete têm 15. Há ainda três finalistas com 17 anos de idade.

Os 30 finalistas da iniciativa Astronauta por Um Dia passaram por quatro fases eliminatórias, nas quais foram testadas várias competências. A primeira etapa, para a qual 460 jovens se candidataram, avaliou a criatividade dos concorrentes. Na segunda fase, para a qual já só avançaram 250 candidatos, foi posta à prova a perceção espacial e interpretação. Para a terceira fase de selecção o grupo ficou reduzido a 125 jovens, onde foram testadas as suas aptidões físicas. A quarta e última fase, à qual chegaram apenas 60 candidatos, assentou numa entrevista com o objectivo de avaliar as capacidades comunicativas dos candidatos. Destes, apenas metade conclui a jornada com sucesso. Gonçalo Ribeiro é um deles.

A iniciativa “Zero - G Portugal, Astronauta por um Dia” tem o apoio da Ciência Viva. Conta ainda com a colaboração da Faculdade de Ciências da Educação Psicologia da Universidade do Porto, da Força Aérea Portuguesa, da Câmara Municipal de Beja, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e das Mentes Empreendedoras. Foi também atribuída a este projeto o selo da Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

Com a ligação ao programa Mentes Empreendedoras, que anualmente atribuí o Global Teacher Prize Portugal, a Agência Espacial Portuguesa pretende realçar a importância da profissão de professor e, ao mesmo tempo, promover o ensino das STEAM (sigla inglesa para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!