Reforço da vacinação contra a Covid-19 e gripe abrange mais de 25 mil famalicenses

No rescaldo de crise de saúde pública bem presente na memória colectiva, ganha outra força a necessidade do reforço vacinal da população. Em Vila Nova de Famalicão já está em marcha a operação vacinação outono-inverno, quer contra a Covid-19, quer contra a gripe, procurando proteger as pessoas mais vulneráveis, evitar a doença grave, a hospitalização e perda de vidas humanas em consequência de uma e de outra.

O processo de vacinação, segundo O Povo Famalicense conseguiu apurar, arranca já esta quinta-feira, dia 8 de setembro. Ao todo, os grupos elegíveis para este reforço somam um universo de quase 25 e 500 pessas.

A informação da Direcção Geral de Saúde aponta para que sejam administradas as vacinas Pfizer e Moderna, que incluem já na sua composição anticorpos contra a estirpe original da Covid-19 e para a variante ómicron, entretanto surgida no radar das autoridades de saúde.

 

ACES já tem calendário gizado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo conseguimos apurar, o Agrupamento de Centros de Saúde do Ave (ACES Ave), que administra a rede de cuidados de saúde primários no concelho, já tem fechado o calendário para a administração das mais de 25 mil e 500 doses de vacinas contra a Covid-19 e gripe, que acontecerão nos Centros de Vacinação instalados nas unidades de saúde da referida rede.

De acordo com ele, o arranque do processo, esta quinta-feira, fica marcado pelo início da vacinação aos maiores de 80 anos e com patologias de risco associado. Entretanto, cerca de uma semana depois, a 15 de setembro, começarão a ser vacinados os utentes e profissionais de respostas sociais como as ERPI’s, ou seja, lares. Logo a 21 de setembro é também desencadeada a vacinação dos profissionais de saúde.

Já no mês de outubro, a 7 do mês, dentro de aproximadamente um mês, arranca então a vacinação para os maiores de 70 anos de idade.

Para novembro, a 4, está calendarizado o início da inoculação aos maiores de 60 anos de idade.

De encontro aos planos da própria DGS, pretende-se que até 17 de dezembro todos os utentes elegíveis estejam vacinados. De fora dos elegíveis estão os menores de 12 anos, ou cuja última toma tenha acontecido há menos de três meses.

 

Campanha de vacinação elege grupos de maior risco

No que toca à vacinação contra a Covid-19, o reforço que agora se inicia dirige-se a pessoas com 60 ou mais anos de idade, residentes ou profissionais de Estabelecimentos Residenciais Para Idosos (ERPI) e na Rede Nacional de Cuidados Continuados, pessoas com 12 ou mais anos de idade com patologias de risco, grávidas com 18 ou mais anos de idade e doenças definidas pela norma publicada pela Direção Geral da Saúde (DGS), e ainda profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Quanto à vacinação contra a gripe, o processo dá prioridade a pessoas com 65 ou mais anos de idade, também os residentes em ERPI e na rede nacional cuidados continuados, crianças com seis ou mais meses com patologias crónicas associadas, grávidas sem limite de idade, e ainda o grupo dos profissionais de saúde e outros profissionais prestadores de cuidados.

 

Convocatória ocorre por SMS

De salientar que o agendamento acontecerá por SMS, razão pela qual convém que os utentes, ou familiares, estejam atentos às comunicações que lhe chegarem, sendo que esta convocatória indicará hora, dia e local onde se deve apresentar para ser vacinado, sendo que o local deverá corresponder à unidade de saúde onde se encontram inscritos.

Os utentes serão convocados, de acordo com o calendário que já aqui divulgamos, e dentro de cada um por critério decrescente de idade. As instruções oficiais são no sentido de se apresentarem munidos do documento de vacinação anterior, devendo usar máscara.

Refira-se que o ACES dispõe ao todo de 14 Centro de Vacinação, correspondendo a 14 unidades de saúde. O agendamento corresponderá, na maioria dos casos, à unidade de saúde à qual o utente está afecto/inscrito.

De salientar que os utentes não deverão comparecer de sua própria iniciativa nos Centros de Vacinação, isto para que se evite a concentração inesperada de pessoas.

 

ACES de Famalicão no pódio em Índice de Desempenho

O ACES Ave, que compreende o território do concelho de Vila Nova de Famalicão em matéria de cuidados de saúde primários, ocupa o segundo lugar nacional no que toca ao Índice de Desempenho Global, medido frequentemente pela DGS. Este lugar do pódio é reflectivo numa média de 53,4 pontos, superada em apenas duas décimas pelo ACES de Santo Tirso/Trofa, que ocupa o primeiro lugar, com 53,5 ponto.

De referir que a grelha, onde constam todas as valências congéneres do país, é ocupada por valências da Administração Regional de Saúde do Norte nas 16 primeiras posições.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!