PAN acusa Câmara de "esconder" instalação de centrais fotovoltaicas no concelho

 A Comissão Política da Concelhia do PAN Famalicão quer esclarecimentos da Câmara Municipal relativamente à possível instalação de centrais fotovoltaicas no concelho, e acusa-a de "esconder" o processo do "escrutínio público". Isso mesmo sublinha a porta-voz da estrutura, Sandra Pimenta, segundo a qual o partido endereçou  um conjunto de cerca de 30 questões ao executivo, "com vista a obter confirmação sobre estes potenciais projetos e quais os impactos previstos e paralelamente, saber qual a posição do executivo em relação a estas centrais que como é sabido têm sempre um grande impacto ambiental". 

A concelhia, que censura a escolha deste "caminho duvidoso", e questiona o presidente Mário Passos sobre do que tem "medo", quer saber "se está previsto alguma consulta pública relativamente aos projetos, qual a área total prevista de abate de árvores e que estudos foram realizados sobre o impacto ambiental das centrais, nomeadamente estudos cumulativos com outros projetos previstos para o concelho como os de novas urbanizações, expansão de zonas industriais e a sua ponderação face aos seus impactos nos solos, fauna, flora, qualidade de vida das populações e paisagem".

Sandra Pimenta reitera que, "para nós, o caminho tem de ser a aposta nas energias limpas, na eficiência energética e na redução da pobreza energética, contudo isso não pode acontecer às custas da nossa natureza e dos nossos solos. Temos de descentralizar e garantir soberania energética às pessoas e não continuar a concentrar o poder em grandes empresas". 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!