Novo director do Agrupamento Benjamim Salgado reivindica "escola nova" no acto de posse

O novo diretor do Agrupamento de Escolas de Padre de Benjamim Salgado (AEPBS), José Moreira, reivindicou uma "nova escola", na cerimónia de tomada de posse, realizada esta terça-feira. No entender do dirigente, as instalações da Escola Secundária são uma das maiores fragilidades para o desenvolvimento do AEPBS.

Aproveitando a presença do responsável máximo pelo pelouro da Educação na Câmara Municipal de Famalicão, o novo diretor reivindicou a necessidade premente de obras de requalificação: "a AEPBS é reconhecido por todos como um dos fatores de desenvolvimento, mas esta Secundária é a única no concelho que não sofreu qualquer modernização. Um dos fatores de desenvolvimento da região não pode estagnar por causa das suas instalações”.

Apesar da dificuldade, José Moreira sustentou que o edificado sendo importante “não é tudo”, destacando o potencial humano que tem conseguido ultrapassar os constrangimentos do edifício. “Juntos – alunos, pais, professores e funcionários – vamos continuar a elevar o AEPBS, mantendo a escola no rumo do sucesso e da excelência”, vincou. Por isso, assegura que a instituição vai continuar no rumo do sucesso e da excelência. “Estamos focados no sucesso educativo dos nossos alunos e em potencializar as especificidades únicas deste agrupamento”, afirmou o diretor na cerimónia da tomada de posse do cargo, que se desenrolou ao fim da tarde do passado dia 5 de julho.

Um ano depois de ser indigitado para a presidência da Comissão Administrativa Provisória – órgão que assegurou a gestão do Agrupamento após o vazio diretivo com a saída do ex-diretor Alfredo Mendes –, José Moreira assumiu o papel de diretor e a responsabilidade de conduzir o agrupamento nos próximos quatros.

Perante um auditório repleto de professores, funcionários, autarcas e representantes de diversas instituições locais, o novo diretor sublinhou a importância do AEPBS no contexto regional e concelhio para enfatizar que o mesmo vai agora entrar “numa nova fase”.
“Tivemos um ano difícil, de grandes desafios”, destacando que apesar das mudanças e de um arranque de ano atípico com uma equipa diretiva provisória, “o saldo foi positivo fruto do empenho de todos. Estamos, de facto, num agrupamento diferente, onde fomos muito bem acolhidos”.

Para o vereador da Educação, Augusto Lima, só com uma “escola moderna, inclusiva e de excelência” será possível “vencer os desafios do futuro”. Por isso, considerou a requalificação da Escola Secundária P.e Benjamim Salgado uma prioridade para o Município de Famalicão. “Esta será a próxima escola do concelho a ser intervencionada. Nem tudo depende de nós, mas naquilo que depende está a ser feito”, disse, revelando que o projeto da reabilitação está a decorrer a todo o vapor. “A reabilitação vai acontecer. Ponto final. É uma prioridade entre as prioridades definidas” assegurou.

O autarca focou o reconhecimento que o agrupamento de Joane conquistou por direito próprio e sublinha que a qualidade do AEPBS vai muito para além dos aspetos infraestruturais.

“A qualidade das instalações tem relevo, mas as paredes nem sempre são o mais importante. Os projetos educativos e o potencial humano é que faz a diferença, como se comprova aqui. O sucesso alcançado e o reconhecimento das boas práticas deve-se ao trabalho feito de todos. E tenho um carinho especial por esta escola pois também aqui fui aluno”, destacou Augusto Lima, focando que o novo diretor é a pessoa indicada para dar continuidade ao desenvolvimento do AEPBS. “Muito do que se fez deve-se à liderança do Professor José Alfredo Mendes, mas fico satisfeito que o Conselho Geral o tenha escolhido a si e ao seu projeto. Conseguiu fazer uma transição pacífica e natural e fez com que a escola continuasse – e vai continuar – no bom caminho”, destacou Augusto Lima.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!