Jorge Costa é o cabeça de lista do Partido Socialista à Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão. A apresentação oficial está agendada apenas para o final da tarde do próximo sábado, mas O Povo Famalicense está em condições de avançar que é sobre ele que recai a responsabilidade de desafiar Nuno Melo, o candidato da coligação PSD/PP que se mantém no cargo desde 2002 e que, ao que tudo indica, voltará a ser o candidato proposto à direita.
Destacado militante do PS, já exerceu o cargo de vereador da Câmara Municipal, na era de Agostinho Fernandes, e foi também deputado da Assembleia Municipal nos anos que se seguiram, em que o poder executivo e deliberativo foi tomado pela coligação PSD/PP.
O advogado, de 53 anos, assumiu-se desde o primeiro momento como apoiante da actual liderança do partido, nas mãos do estreante Eduardo Oliveira desde fevereiro de 2020. De resto, eram-lhe conhecidas as divergências quanto à forma como o partido vinha sendo geridos nos últimos anos, e, concretamente, desde que perdeu a Câmara para a coligação, em 2001.
É licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e reside na freguesia de Fradelos.