Paulo Cunha apela a intervenção da ARS para acabar com filas no Centro de Vacinação

As longas filas de espera que se têm registado nos últimos dias no Centro de Vacinação de Vila Nova de Famalicão justificam intervenção do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que num email dirigido ao presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), a que O Povo Famalicense teve acesso, apela à “melhor atenção e análise para que a qualidade do serviço prestado seja assegurada em permanência”. De resto, como até aqui, o edil compromete a “total abertura e disponibilidade para que o processo seja o mais confortável possível para as pessoas”.

De acordo com Paulo Cunha, o caos destes dias tem a ver com a introdução do factor autoagendamento. “A situação agravou-se nos últimos dias de forma preocupante, ao que julgamos saber pela entrada em funcionamento do autoagendamento através do portal disponibilizado pela Direção Geral de Saúde, que se juntou ao processo de agendamento efetuado pelos serviços de saúde”, refere a propósito.

A acumulação de pessoas indica “notoriamente” que o número de pessoas convocadas não se compatibiliza com a capacidade operacional instalada no local, atalha, o que origina “longas filas e grandes esperas para a vacinação, o que tem gerado cansaço, desânimo e revolta justificada nas pessoas”. Ao que O Povo Famalicense conseguiu apurar, durante o dia de ontem a espera para a toma da vacina, em alguns casos, superior a três horas.

O autarca de Vila Nova de Famalicão lembra que o Centro de Vacinação, resultante de uma parceria entre o município e as estruturas de saúde, foi estruturado para garantir o melhor acolhimento dos cidadãos e maior conforto possível no atendimento”, mas sublinha que “a qualidade do atendimento só é assegurada se a marcação da vacinação junto dos utentes, de que são responsáveis as entidades de saúde, for efetuada com o cuidado que se impõe, assegurando-se a distribuição das pessoas ao longo do dia em função da capacidade instalada no local”.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!