Amadeu Dinis nos órgãos da Associação Nacional de Escolas Profissionais

Amadeu Dinis, director da Escola Profissional Cior, tomou posse do cargo de 1.º vice-presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), na passada sexta-feira, em Lisboa, naquela que foi a cerimónia que conduziu os novos órgãos, e que contou com a presença ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. O famalicense integra a equipa presidida por José Luís Presa, de Caminha, que nas palavras que dirigiu aos presentes agradeceu a presença do Ministro da Educação, dizendo que a interpretava como sendo um sinal de consideração pelas escolas e pela ANESPO e sublinhou o bom relacionamento e a permanente disponibilidade para o diálogo e para a concertação que tem ocorrido, especialmente no decurso da crise pandémica em que o nível de solicitações e intervenções tem sido mais intenso.

No seguimento da intervenção, em jeito de balanço, realçou alguns aspetos da governação de grande significado para as escolas profissionais como foi o reforço das verbas do POCH para o seu funcionamento normal e para a implementação de sistemas de garantia de qualidade alinhados com o EQAVET e a introdução das medidas relacionadas com a autonomia e flexibilidade que, embora fazendo parte do ADN das Escolas Profissionais, contribuíram para aprofundar as reflexões sobre as problemáticas e para melhorar os projetos educativos das escolas.

Referiu-se à necessidade de resolução dos problemas resultantes da crise pandémica que implicam dar particular atenção à necessidade de transmissão de saberes e aquisição de competências que não foi possível proporcionar no tempo próprio.

Na mesma linha, José Luís Presa, considerou importante a retoma das aulas presenciais, mas apelou a que não se perdesse de vista os avanços conseguidos com a utilização de recursos digitais e referiu a necessidade de melhorar as instalações e os equipamentos das escolas, dando tradução às prioridades definidas no PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.

Por último manifestou a disponibilidade da ANESPO para continuar a colaborar com o Ministério da Educação em tudo o que tivesse a ver com as políticas de educação quer dirigidas a jovens quer a adultos.

A Cerimónia de Posse foi encerrada com a intervenção do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que sublinhou as raízes minhotas de ambos e o excelente relacionamento que tem existido e testemunhou o seu grande apreço pelo trabalho desenvolvido pela ANESPO, tanto com o seu Gabinete, como com o Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e bem assim com os demais Departamentos ligados à Educação, designadamente, o POCH, a DGESTE, a DGE e a ANQEP.

O Ministro da Educação disse que em muitos momentos, nos contactos com os colegas de governo e com outras individualidades, tem sublinhado o magnífico desempenho das escolas profissionais e agradeceu o espírito sempre construtivo da ANESPO e a sua colaboração no desenho das políticas de educação e formação e na adoção de muitas medidas com impacto na governação.

Pôs em destaque, também, o papel das escolas profissionais ao longo dos 32 anos que levam de experiência e sua dedicação na preparação dos jovens para o mundo do trabalho e para o prosseguimento de estudos. Em face da obtenção dos bons resultados alcançados no país nos últimos anos, em matéria de combate ao insucesso e à redução do abandono escolar, referiu que estava convencido de que muitos desses avanços se devem ao trabalho desenvolvido pelas escolas profissionais.

O ministro da Educação terminou a intervenção sublinhando o papel muito ativo da ANESPO e do seu presidente na preparação de vários documentos estruturantes, como o PRR, que permitiram colocar a educação e formação como uma grande prioridade nacional, esperando que esses recursos financeiros sirvam para modernizar as escolas profissionais dotando-as dos instrumentos que lhes permitam abraçar com determinação os tempos futuros, que serão muito exigentes.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!