Mais de 7.300 famalicenses inoculados com a vacina contra a Covid-19

Mais de sete mil e trezentas pessoas já receberam a primeira ou a primeira e segunda doses da vacina contra Covid-19 no concelho de Vila Nova de Famalicão. Apesar da semana passada ter ficado marcada pela suspensão da administração da vacina da Astrazeneca, por suspeitas de poder causar efeitos secundários graves (coágulos sanguíneos passíveis de geram eventos tromboembólicos), o processo de inoculação prosseguiu recorrendo ao stock de vacinas da Pfeizer e Moderna.

Fonte próxima do processo assegurou ao Povo Famalicense que só mesmo a vacinação dos profissionais das creches, pré-primárias e 1.º ciclo, que estava prevista acontecer no passado fim de semana, ficou sem efeito, atendendo à suspensão preventiva da vacina da Astrazeneca.

Recorde-se que a suspensão foi decidida no início da passada semana, e levantada apenas ao final do dia de quinta-feira, o que não deixou margem às estruturas da saúde para remontar a gigantesca operação de vacinação que estava prevista para o passado sábado e domingo. Mais de mil profissionais deveriam ter recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nessa altura, mas o processo está agora no horizonte do próximo fim de semana.

Mais de 3.000 inoculados e 4.300 primeiras doses

 

Desde o início de Fevereiro, altura em que foi desencadeada a vacinação da população, atalhando pelo grupo vulnerável dos idosos com mais de 80 anos, já mais de três mil pessoas receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19. Entretanto, mais de 4.300 também já receberam a primeira dose.

No desdobramento dos grupos considerados prioritários, são mais de 1.200 os idosos com mais de 80 anos de idade que já lhes viram administradas as duas doses da vacina, estando, por isso, imunizados contra o vírus. Para além destes, são quase 2.800 os que também já beneficiaram da primeira dose.

No que toca às estruturas residenciais de pessoas idosas, os lares, são 24 as instituições em que utentes e colaboradores já têm concluído o processo de vacinação. No total, este número reflecte a imunização de cerca de 1.800 pessoas.

Apenas duas estruturas residenciais ainda beneficiaram de apenas uma dose, uma situação relacionada com o surgimento de casos ou surtos de Covid que sugeriram o adiamento do processo. No entanto, ao que O Povo Famalicense conseguiu apurar, a segunda dose da vacina nestas duas instituição deverá ser administrada já no início do mês de Abril, ou seja, dentro de pouco mais de uma semana. Isto, atente-se, caso não reincidam casos de Covid-19.

Com o processo de vacinação do segundo grupo prioritário - os maiores de 65 com comorbilidades - em curso, são já cerca de 1.100 as pessoas que receberam a primeira dose da vacina.

Nas apelidadas forças de resiliência, nas quais se encaixam os médicos dentistas, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde que não estão directamente ligados às estruturas de saúde envolvidas na resposta à Covid, há 154 primeiras doses administradas.

Com primeiras doses já administradas há também 173 bombeiros das três corporações do concelho e 21 socorristas da Cruz Vermelha de Ribeirão.

Entre as autoridades, PSP e GNR, há 40 e 86 primeiras doses administradas, respectivamente.

Refira-se que estes números poderão oscilar para cima, considerando que poderá haver cidadãos famalicenses vacinados por Centros de Saúde e Hospitais de outra esfera territorial, decorrente de funções que os tornam elegíveis para o efeito.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!