Mais de 2 mil já receberam primeira dose da vacina contra Covid-19 no Centro de Vacinação

Em duas semanas de operação no Centro de Vacinação instalado em Vale São Cosme, já terão recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 quase 2200 pessoas.

Neste lote de famalicenses, que integram a segundo fase do processo, estão incluídos bombeiros, socorristas e agentes de autoridade, para além de idosos com 80 ou mais anos, e ainda pessoas entre os 50 e os 79 anos com patologias de insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

 

Mais 1250 pessoas deverão receber 1.ª dose no decurso desta semana

 

De acordo com o que O Povo Famalicense conseguiu apurar, esta semana deverão ser inoculadas com a primeira dose da vacina mais 1250 pessoas, um ritmo determinado pelo fornecimento de vacinas à União Europeia, e consequentemente Portugal, pelos laboratórios contratualizados para o efeito.

Em Vila Nova de Famalicão, a segunda fase do processo de vacinação em curso começou pelos bombeiros. Parte dos elegíveis receberam a primeira dose logo a 13 de Fevereiro, seguindo-se um segundo grupo a 20 de Fevereiro. No total, terão sido vacinados mais de 170 elementos dos Corpos Activos das três corporações de bombeiros do concelho – Bombeiros de Vila Nova de Famalicão, Bombeiros Famalicense e Bombeiros de Riba de Ave. Igualmente afectos ao socorro das populações, também receberam a primeira dose da vacina mais de 20 socorristas da Cruz Vermelha.

A par e passo com a necessidade de imunizar rapidamente todos quantos estão na linha da frente do combate à pandemia, quer seja na área do primeiro socorro, quer seja na área dos que estão incumbidos de fazer cumprir as regras deste novo normal, também foi administrada a primeira dose da vacina a quase 90 militares da GNR, a operar nos três postos do concelho (Famalicão, Joane e Riba de Ave), assim como a cerca de 40 agentes da PSP afectos à esquadra de Vila Nova de Famalicão.

No que toca aos cidadãos elegíveis para esta segunda fase, com 80 anos ou mais, já terão recebido a primeira dose mais de 1200 famalicenses. A este grupo somam-se os de idade igual ou superior a 50 anos,  fragilizados por comorbilidades. Neste caso terão sido administradas mais de 330 primeiras doses.

Este processo de vacinação em massa, recorde-se, está a decorrer nas antigas instalações da Didáxis, onde funciona actualmente o CIIES – Centro de Inovação, Investigação e Ensino Superior. O espaço foi cedido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ao Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão (ACeS Ave), entidade que operacionaliza o processo de vacinação propriamente dito.

Procurando facilitar a deslocação da população idosa, à qual muitas vezes estão associadas dificuldades de mobilidade ou deslocação, o município colocou em marcha um sistema de transporte para o CIIESS, destinado restrita e exclusivamente a todos os cidadãos que tenham sido convocados e disponham de agendamento para a administração da vacina por parte das autoridades de saúde.

 

50% dos idosos em lares com vacinação completa

 

Entretanto, fora do quadro deste Centro de Vacinação em massa, continua a decorrer a administração de vacinas nas estruturas residenciais para pessoas idosas, que estavam adstritas à fase de vacinação anterior, mas onde o processo não pôde ser desencadeado por força da persistência de casos ou surtos de Covid-19.

Ao que apurámos, no caso destas estruturas – lares de idosos, mais de 50 por cento da população já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, encontrando-se, desta forma, imunizada. Nas restantes prossegue a administração da segunda dose.

Apenas dois lares ainda não receberam a primeira dose da vacina face à persistência de surtos, no entanto, a situação estará ultrapassada, havendo condições de iniciar o processo.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!