Famalicão e Fort Collins estreitam relação de cooperação

“Estamos muito contentes com a cooperação que temos tido nos últimos dois anos, mas ainda mais entusiasmados com as relações que vamos estabelecer no futuro”. Foi desta forma que o City Manager de Fort Collins, Darin Atteberry, reagiu ontem à assinatura do memorando de entendimento entre a cidade norte-americana do estado do Colorado e o município de Vila Nova de Famalicão.

As duas cidades formalizaram esta quinta-feira, dia 22 de outubro, a relação de parceria que têm vindo a desenvolver desde 2018 no âmbito do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), numa sessão que decorreu online e pôde ser acompanhada nas redes sociais do Município e que contou com a participação de altos responsáveis de várias cidades parceiras do município famalicense, tais como Gary Miller, Vice Mayor de Liverpool, e Carlos Calvelo, Alcaide de Arteixo.

Apesar da distância, o presidente da autarquia famalicense não tem dúvidas de que Famalicão e Fort Collins estão mais próximas do que nunca pela sua estratégia e visão de futuro.

Paulo Cunha apontou as políticas de Fort Collins para a mobilidade como uma “inspiração” para Vila Nova de Famalicão, que neste momento tem no terreno um conjunto de intervenções que vão mudar a forma como os famalicenses vivem a cidade, como é o caso da requalificação do centro urbano e da construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável.

Com a assinatura deste memorando de entendimento, que marca a edição deste ano da International Week de Famalicão, as duas cidades comprometem-se a manter o diálogo sobre os temas de cooperação que já abordam desde 2018 no âmbito do IUC - nos domínios da mobilidade de baixo carbono, participação social e parcerias e economia circular -, a partilhar conhecimento sobre planeamento, políticas, boas práticas, avanços e resultados nas várias áreas de trabalho conjunto e a identificar oportunidades de financiamento externo para a cooperação em áreas de mútuo interesse que poderá passar pela participação conjunta em conferências, visitas técnicas, entre outras atividades.

Recorde-se ainda que também Fort Collins já se inspirou nas boas práticas promovidas pelo município famalicense. A cidade do Colorado inspirou-se no sofá amarelo da cidadania de Famalicão, uma das marcas do Festival Famalicão Visão’25, para mobilizar a sua comunidade e envolvê-la no debate do Plano para as Alterações Climáticas. Os responsáveis replicaram o exemplo de Famalicão convidando os munícipes a deixarem as suas ideias escritas na lousa.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!