Centro de Diagnóstico Móvel para a Covid-19 reactivado esta quarta-feira

Entra novamente em funcionamento, esta quarta-feira, o Centro de Diagnóstico Móvel para a Covid-19, criado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com o laboratório de análises UNILABS. O equipamento vai ocupar o parque de estacionamento do Parque da Devesa situado junto ao CITEVE, mas não implicará alterações ao trânsito nas imediações, assim como não condicionará a utilização do Parque da Devesa por parte dos cidadãos.

O centro de rastreio funcionará novamente no formato drive-thru, que permite a realização do exame sem que as pessoas tenham que sair das suas viaturas. Irá operar entre as 14h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira, com capacidade para a realização de 40 testes diários. O eventual alargamento do horário e da capacidade de testagem estará dependente da evolução da situação epidemiológica que se verificar no concelho e na região.

Os testes serão realizados de forma gratuita aos cidadãos que tenham prescrição médica passada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Quem não possuir esta prescrição pode requerer o exame assumindo os custos inerentes à sua realização. Em qualquer das situações, os cidadãos deverão fazer a sua marcação obrigatória através do contacto 220 125 001.

“Com esta parceria estamos a aumentar a capacidade de testagem no concelho e a permitir desta forma um maior controlo da pandemia por parte das entidades de saúde”, refere o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

 

Estado de Contingência sem medidas excepcionais, para já

 

Entretanto, o município não irá adoptar para já medidas excepcionais quanto ao horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, o que desta forma faz vigorar as disposições do despacho do Governo do final da semana passada.

Em declarações ao Povo Famalicense, o presidente, Paulo Cunha, adianta, no entanto, que "a qualquer momento a situação pode ser alterada, em função da avaliação que será feita da realidade, no terreno, uma vez que, acima de tudo, está a protecção da saúde pública”.

Recorde-se que o despacho do Governo abre caminho a decisões excepcionais das autarquias em matéria de restrições nos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. A não haver para já medidas de excepção, os estabelecimentos só poderão abrir às 10h00, salvo cafés, pastelarias, cabeleireiros e ginásios. O encerramento deve acontecer entre as 20h00 e as 23h00, sendo que os restaurantes continuam a poder admitir clientes até às 24h00, tendo que encerrar à uma da manhã.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!