Gerações cria atelier de reciclagem criativa

Transformar lixo em “arte” e em instrumentos de uso pedagógico quotidiano para a instituição foi sempre um dos sonhos da Associação Gerações. Este sonho de criação de um “Atelier de Reciclagem Criativa” ainda não está terminado, mas já foi dado um primeiro pequeno grande passo que consistiu na coragem de limpar e arrumar tudo o que era chamado “lixo” e “entulho”, dando-lhe a forma de arte. Este primeiro passo foi um trabalho coletivo de todas as colaboradoras da Gerações, num processo de “sonhos partilhados” que é simultaneamente sedutor e motivador.

As tarefas imediatas consistem em continuar a dar estes pequenos grandes passos, sendo agora importante que cada colaboradora assuma as suas responsabilidades na manutenção e dinamização deste espaço, mantendo-o limpo, asseado, arrumado e organizado. As tarefas globais são simples de executar: sempre que são retirados materiais para o desenvolvimento de uma qualquer atividade com as crianças, esses materiais devem regressar à sua prateleira de forma organizada e sempre que cheguem novos materiais devem ser acondicionados na sua secção.

O “Atelier de Reciclagem Criativa” funciona como uma espécie de “centro de recursos” alternativo da instituição que reaproveita e dá novos usos a uma grande variedade de materiais que, noutras circunstâncias, teriam como destino prioritário os contentores do lixo. Os equipamentos das salas são um verdadeiro campo de recrutamento de materiais e de criações várias que, depois das adaptações e alterações necessárias, podem servir de motivação e de recriação em futuras atividades.

No “Atelier de Reciclagem Criativa”, existe uma ordem na organização das estantes que todas as colaboradoras da instituição respeitam. Esta ordenação foi uma tarefa exigente e não foi aleatória, transformando este espaço num espaço de todas as salas e de todos os serviços da Associação Gerações. Os materiais que estão neste espaço deixaram de ser, como são frequentemente designados, de “materiais das educadoras”, passando a ser materiais que alimentam também a vida quotidiana de toda a instituição.

Recriar tudo aquilo que, muitas vezes, é considerado como “velho”, dando-lhe uma nova vida e novas funções, recuperar com arte objetos e materiais que voltam a tornar-se atrativos e com um valor lúdico inestimável e reciclar aquilo que já não presta, devolvendo-lhe as funções iniciais ou outras funções alternativas são os grandes objetivos do “Atelier de Reciclagem Criativa” que está em construção permanente na Associação Gerações.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!