Inovação CeNTI: sensor incorporado em máscara monitoriza ritmo respiratório e sinaliza Covid-19

Atento à necessidade de forma mais seguras de combater a propagação da Covid-19, o CeNTI, um dos maiores centros portugueses de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes com sede em Famalicão, está a desenvolver um sensor que, incorporado na máscara de proteção, vai monitorizar o ritmo respiratório do seu utilizador e identificar possíveis alterações e desvios aos padrões normais. De acordo com CeNTI, o equipamento deverá estar no mercado no final do ano, e permitirá, com a informação que recolhe e monitoriza, "atuar mais rapidamente em caso de contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2".

A inovação "passa pelo desenvolvimento e integração, na máscara, de um sensor descartável, através do qual se fará a monitorização do ritmo respiratório do seu utilizador", e "os dados recolhidos por este sensor serão enviados para uma aplicação móvel e poderão ser analisados por profissionais de saúde, que irão detetar eventuais desvios nos resultados".

"Garantir a proteção dos dados do utilizador foi uma das nossas grandes preocupações no planeamento deste projeto. Por isso, os dados recolhidos apenas estarão à disposição dos utilizadores, podendo receber alertas, caso exista um desvio nos seus padrões respiratórios ao longo do tempo. O utilizador poderá, posteriormente, tomar a decisão de contactar um médico e partilhar os seus dados. Contudo, o utilizador terá total controlo sobre os dados recolhidos pela sua máscara", referem os investigadores responsáveis do projeto SenseBreath.

O sensor, que está a ser desenvolvido pelo CeNTI, será incorporado, nesta primeira fase, em máscaras que estão a ser produzidas pela OldTrading, entidade colaboradora do projeto e especialista no setor têxtil. Mas, segundo os responsáveis, o sistema poderá também ser acoplado a outros tipos de máscaras. Associado ao projeto está também o Centro Clínico Académico - 2CA-Braga, responsável pela realização de testes para avaliação do desempenho e de usabilidade da solução tecnológica.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!