Vigilância florestal em Famalicão com recurso a meios aéreos

O programa de vigilância florestal e prevenção contra incêndios do município de Vila Nova de Famalicão vai contar este ano com um sistema de vigilância área, no âmbito de um projeto piloto desenvolvido em parceria com a empresa Flying Equipment Skyline. O protocolo de cooperação para a utilização deste novo meio de apoio através da captação e transmissão de imagens aéreas foi aprovado esta quinta-feira de manhã, dia 2, na reunião do executivo municipal, e foi um dos temas em destaque na apresentação do Programa Municipal de Vigilância Florestal que decorreu ontem com a presença, entre outros, do vice-presidente e vereador da Proteção Civil, Ricardo Mendes, representantes da empresa e elementos das forças de segurança e socorro do concelho.

Trata-se de um recurso que estava a ser testado na área militar e que agora passa também a ter uma utilização civil, complementando o dispositivo municipal de monitorização e vigilância do território”, explicou Ricardo Mendes, acrescentando que se trata de “mais uma ferramenta à disposição das forças de primeira linha de combate aos fogos florestais”. O responsável técnico da empresa Flying Equipment Skyline, Gerson Fernandes, explicou que no ar a plataforma em causa tem um aspeto semelhante a uma asa de parapente gigante, é motorizada, tripulada e com oito horas de economia. “É a primeira vez que está a ser utilizada na área da Proteção Civil. No fundo vai estar a monitorizar o território e ao mesmo tempo a comunicar com os serviços municipais de Proteção Civil, identificando os pontos negros e mais perigosos do concelho para que possa haver uma prevenção e atuação mais eficaz naquela zona”, disse.

Refira-se ainda que o esquema de vigilância florestal em Famalicão funciona durante todo o ano, através de um sistema de videovigilância composto por 12 câmaras, sendo que durante o período critico, ou em dias de alerta amarelo ou superior, a vigilância fixa é complementada pela vigilância móvel e vigilância armada. Este ano, o dispositivo de vigilância móvel foi reforçado com 12 operacionais que percorrerão o concelho para prevenir e detetar eventuais focos de ignição. 

De recordar que a prevenção de incêndios florestais não se esgota na vigilância. Durante todo o ano são realizados trabalhos de conservação da rede viária florestal e ações de silvicultura preventiva.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!