ENGENHO: 26 anos de desenvolvimento do Vale do Este

 A ENGENHO - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este – celebrou, na passada quarta-feira, dia 27 de maio, o seu 26.º aniversário. Fortemente condicionada pelo seu plano de contingência, a Instituição conseguiu encontrar breves momentos para assinalar esta data, nos seus diferentes equipamentos sociais, juntando os seus colaboradores uma vez que têm sido eles que, “neste tempo duro e difícil e na linha da frente, têm mantido o ânimo e coragem”, relevou o presidente da direção, Manuel Augusto de Araújo.  

 Para este responsável, “nesta crise que enfrentamos, e na qual a ENGENHO tem cumprido com muito esforço a sua missão ao serviço das comunidades, é fundamental que todos se concentrem no essencial, pois impõe-se  capacidade  de organização, ação, determinação e sentido de responsabilidade individual e coletiva”. Não obstante, Manuel de Araújo referiu ainda que deverá chegar um momento em que será necessário “refletir, debater, mudar e aprender” pois, daqui para a frente, “tudo será diferente e que seja para melhor”, acrescentou.

A ENGENHO, no decorrer desta crise e com base num plano de contingência robusto em todos os seus serviços, tem em funcionamento o Lar, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia com serviço ao domicílio, Creche, Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e Pré- Escolar, que será reaberto no próximo dia 1 de junho.

É de referir que a ENGENHO não pode organizar a sua habitual Festa Comunitária, momento de encontro, no último domingo de maio, de dirigentes, colaboradores, associados, autarcas, parceiros e amigos. Nesta Festa previam-se iniciativas de encerramento das comemorações dos 25 anos da Associação, com destaque para a apresentação do livro já escrito, mas não editado ENGENHO – 25 ANOS – Um Projeto e uma Obra- com uma mensagem de abertura do Presidente da República.

 Fundada a 27 de Maio de 1994, a ENGENHO surgiu com base num compromisso, tendo em vista a promoção e o desenvolvimento comunitário das populações do seu território de intervenção. Aproveitando e potenciando as caraterísticas e vivências do mundo rural, as relações de boa vizinhança e um forte sentimento de solidariedade, a ENGENHO arquitetou um projeto para resolver problemas comuns.

Através das suas diferentes respostas sociais, serviços e dinâmicas, a ENGENHO tem dado um forte contributo a favor da coesão social, sustentabilidade territorial e defesa do bem comum, privilegiando sempre o primado da pessoa humana e a sua condição.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!