Rastreio a lares identifica apenas 4 infectados

Há apenas três utentes e um colaborador infectado na população dos lares dos concelho, rastreados nas últimas semanas. "Dos cerca de 1700 testes realizados à Covid -19 aos funcionários e utentes dos lares de idosos de Vila Nova de Famalicão, apenas quatro deram positivo (três utentes e um colaborador)", adianta a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, na posse dos "resultados finais do rastreio ao universo de residentes em lares de idosos, unidades de cuidados continuados e lares residenciais de apoio à deficiência e aos funcionários". Os resultados revelam "uma baixa incidência infeciosa junto daquela que é uma das populações mais vulneráveis ao contágio e permitiram uma atuação profilática por parte das entidades de saúde".

A operação foi incluída no programa “Proteger Famalicão” que está a ajudar a comunidade famalicense a regressar à vida social com a maior segurança e o menor risco de contágio possíveis. O rastreio foi realizado ao longo da última semana em mais de 20 instituições, resultado de um acordo estabelecido entre a autarquia e a ARS Norte. A autarquia assumiu a responsabilidade e os custos pela realização dos testes aos idosos, numa operação realizada com o envolvimento do laboratório Unilabs e com o apoio do Hospital Narciso Ferreira, de Riba de Ave. Os testes aos funcionários das instituições foram responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Norte.

Recorde-se que o programa “Proteger Famalicão” representa um grande esforço do município na preservação da saúde pública municipal e na sensibilização da população para a adoção de comportamentos saudáveis.  Neste contexto a Câmara, em conjunto com as Juntas de Freguesia e com o apoio de empresas do concelho, está a proceder a um reforço da desinfeção dos espaços públicos de todo o território, a distribuir viseiras por todos os cidadãos que no exercício da sua atividade tenham contacto com o público e a oferecer um par de luvas descartáveis e uma máscara comunitária por cada cidadão.

No total, estão a ser distribuídas mais de 135 mil máscaras, o mesmo número de pares de luvas e mais de 30 mil viseiras de proteção, material todo ele conseguido no seio da própria comunidade, através da mobilização de empresas e empresários que nos últimos dias concentraram a sua produção no fabrico de material de proteção comunitária para ajudar Vila Nova de Famalicão a voltar à normalidade com segurança.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!