Poker: o 'desporto' dos portugueses para 2020

Poker: o 'desporto' dos portugueses para 2020

Os resultados históricos obtidos pelo FC Famalicão no regresso à Primeira Liga de Futebol têm sido motivo de orgulho para todos os famalicenses. A pesada derrota por 7 a 0 frente ao Vitória de Guimarães pode ter sido chocante, mas em nada altera o excelente percurso da equipa liderada pelo treinador João Pedro Sousa. Em Vila Nova de Famalicão, o desporto-rei ainda é o que mais apaixona o público, mas está longe de ser o único a representar um motivo de orgulho para a cidade e seus habitantes. Em Famalicão está sediada uma grande equipa de futebol, mas encontram-se também excelentes exemplos de atletas notáveis em modalidades que vão desde o futebol feminino (com 3 jogadoras famalicenses chamadas para a Selecção Nacional) até ao mundo do rali.
Mas existe um novo 'desporto' em Portugal que começa a ganhar popularidade e a apaixonar portugueses e famalicenses: o poker. O mais famoso jogo de cartas do mundo não chegou ontem ao nosso país, mas tem tudo para crescer mais do que nunca em 2020. As instituições nacionais associadas ao poker são mais fortes do que nunca e os mais talentosos jogadores portugueses já começaram a "dar cartas" em torneios fora do país. Hoje decidimos trazer-lhe um pouco da história recente do poker em Portugal, que pode ajudar a explicar por que o poker se pode tornar num dos 'desportos' favoritos dos portugueses em 2020.

A história do poker em Portugal

Tudo começa com João Nunes, mais conhecido por Jomané. Um ex-jogador de basquetebol de Aveiro que se apaixonou pelas cartas, Jomané foi o primeiro grande instigador do poker em Portugal. Para além de ter ajudado a criar uma comunidade portuguesa de jogadores, João Nunes foi um colaborador habitual da SIC Radical, marcando presença como comentador nos grandes torneios internacionais transmitidos pelo canal. Foi através dessa programação que muitos jovens portugueses ficaram a conhecer mais acerca do poker e tiveram oportunidade de acompanhar de perto as estratégias de jogadores como Daniel Negreanu ou Phil Ivey, entre outras grandes lendas da modalidade.
Se Jomané, em colaboração com a SIC Radical, ajudou a difundir o "bichinho" do poker, a grande mudança legislativa de 2015 foi responsável por criar as condições que estão na base da carreira de muitos profissionais em Portugal. Quando o decreto-lei nº 66/2015 entrou em acção, todos os serviços de jogos de fortuna e azar de Portugal passaram a obedecer a um conjunto de regras especialmente desenhado para proteger o consumidor. Estas revelaram-se particularmente eficazes ao nível do controlo do jogo online. Foi através da Internet que a maior dos jogadores profissionais de poker de Portugal se destacaram e aprenderam a jogar; tal não seria possível caso não existisse no nosso país uma entidade encarregue de licenciar e regular todos os sites que disponibilizam mesas de poker virtuais.
Incentivados por estratégias de marketing e publicidade (que chegaram mesmo aos equipamentos de algumas das maiores equipas de futebol do país), os jogadores, os canais de comunicação, e os sites portugueses tornaram-se cada vez mais profissionalizados e em cada vez maior número. O resultado? O estabelecimento de uma comunidade de fanáticos do poker e de jogadores profissionais que começaram a destacar-se fora de portas e a ganhar prémios de centenas de milhares de euros. O momento alto aconteceu em 2018, quando o português Manuel Ruivo, mais conhecido pelo nickname "Sherapentao", ganhou $2.329.943 (mais de 2 milhões de euros) num torneio de poker online organizado pela MILLIONS. Foi, até ao momento, o maior prémio da história do poker online.

Como e onde jogar?

Se nunca aprendeu a jogar poker, não desespere. Inicialmente, as regras podem parecer complicadas, mas não é difícil entrar a bordo do comboio do poker português. O jogo é disputado entre 2 a 10 jogadores e baseia-se na obtenção de sequências de cartas, que vão desde o one pair (a sequência mais baixa) até ao straight flush. Durante a partida cada jogador recebe 2 cartas que apenas ele pode consultar; de seguida, 3 cartas que podem ser vistas por todos os jogadores são colocadas no centro da mesa. A partir da combinação das cartas que estão na mesa e das cartas que cada jogador tem é necessário estabelecer combinações e procurar adivinhar a combinação dos adversários. Existem regras adicionais - como as big e small blinds - e a Internet está cheia de recursos de coaching e artigos destinados a ensinar como se pode jogar poker de forma divertida e eficaz.
Para quem vive em Famalicão, visitar o casino para tentar a sorte numa partida de poker é infelizmente sinónimo de uma viagem até aos concelhos circundantes. Mas é possível treinar e aprender a jogar poker através do conforto de casa. Sites online de poker são uma óptima forma de começar a jogar, sendo que muitos destes oferecem bónus de boas-vindas que podem favorecer os jogadores menos experientes. Antes de se registar num site de poker, certifique-se de que este se encontra devidamente licenciado pela SRIJ, a entidade oficial do Governo encarregue de administrar o jogo em Portugal.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!