Conferência internacional “ser bebé” faz de Famalicão o centro da Educação de Infância

A Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e a Associação Gerações vão realizar, num trabalho de parceria muito abrangente e em colaboração com a Câmara Municipal de Famalicão, no próximo dia 23 de novembro (sábado), no auditório da CESPU (Escola Superior de Saúde do Vale do Ave), durante todo o dia, uma conferência internacional subordinada ao tema “Ser Bebé – Políticas e Práticas para a Educação dos Zero aos Três Anos”.

O êxito desta iniciativa e a atratividade que gerou em todos os profissionais ligados à Educação de Infância fez com que a capacidade de acolhimento do auditório da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave esteja, no momento, quase esgotada. De todo o País, convergirão para Vila Nova de Famalicão educadores e educadoras, técnicos, psicólogos, assistentes sociais e pessoal de apoio das IPSS, cooperativas e estruturas que têm uma palavra a dizer neste setor, num total de 300 participantes.

Integrada nas comemorações dos 20 anos da Associação Gerações, a conferência integra-se também na estratégia de internacionalização do Município de Vila Nova de Famalicão que tem como um dos principais objetivos trazer lá de fora o que de bom se faz em diferentes domínios, neste caso na educação de crianças, levando também para o exterior as boas práticas educativas que são concretizadas em Vila Nova de Famalicão.

É na base deste pressuposto que vão estar em Vila Nova de Famalicão especialistas de renome mundial em Educação de Infância como Chris Pascal e Tony Bertram, investigadores ingleses do “Centre for Research in Early Childhood”, do Reino Unido, que vão desenvolver o tema “Early Effective Learning – The Baby EEL Projet”.

Do lado de Portugal - que tem também reputados especialistas e nomes grandes ligados à Educação de Infância - é de salientar a presença de Júlia Oliveira-Formosinho e João Formosinho, membros da “Associação Criança” e professores jubilados da Universidade do Minho, que vão tratar o tema “Formar para (trans)formar – o papel das pedagogias participativas”.

Não fica por aqui este dia de análise e de estudo da Educação de Infância. Numa mesa redonda, com o título “Perspetivas Pedagógicas na Educação de Infância”, vão ser analisados vários modelos pedagógicos para a Educação de Infância, com destaque para a “Pedagogia em Participação”, por Andreia Lima, “Emmi Pikler”, por Daniela Silva, Diretora Técnica e Pedagógica da Associação Gerações, “Reggio Emilia”, com Ana Lopes Mesquita, “High Scope”, com Dalila Lima, “MEM”, com Assunção Folque e “Brincar Heurístico”, com Sara Araújo. Esta mesa redonda tem a moderação de Ana Azevedo.

 “Construir Práticas Educativas dos zero aos três anos”, com intervenções de Fátima Aresta, do Centro de Animação Infantil de Évora, Vera Luís, do Centro Social e Paroquial da Igreja Nova, CSPIN Mafra, e Daniela Silva, da Associação gerações, é a mesa redonda que dará inicio aos trabalhos da tarde.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!