Atear histórias dá vida a memórias populares com espetáculo comunitário

Devido à previsão de condições meteorológicas adversas, a apresentação do espetáculo comunitário “Atear Histórias”, que ia realizar-se na Urbanização do Quinteiro, em Oliveira S. Mateus, passa para o Salão Paroquial de Oliveira Santa Maria, no mesmo dia, 19 de outubro, pelas 21h00.

A lenda das lavadeiras do Rio Ave, os sons dos teares das fábricas Narciso Ferreira e as lutas dos trabalhadores, são algumas das memórias que marcam a população da zona industrial do concelho de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente das freguesias de Castelões, Oliveira Santa Maria, Oliveira S. Mateus, Pedome e Riba de Ave e que inspiraram a criação do novo espetáculo comunitário intitulado

As memórias ganharam vida e sobem ao palco através de um espetáculo único de música, percussão, teatro e dança, tendo como protagonistas os próprios populares, cerca de meia centena no total.

Trata-se de mais uma iniciativa âncora promovida no âmbito do programa municipal de descentralização cultural “Há Cultura”, envolvendo desta vez as Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF’s) de Castelões, Oliveira S.ª Maria, Oliveira S. Mateus, Pedome e Riba de Ave.

A ideia de o projeto “Atear Histórias” surgiu pela primeira vez em outubro de 2018, no seguimento do Festival “Famalicão Visão’25” e concretizou-se no início deste ano através da cocriação artística, que tem como objetivo construir com a comunidade um projeto identitário, contando com a orientação do Diretor Artístico Alberto Fernandes, da CAISA (Cooperativa das Artes, Intervenção Social e Animação).

“Atear Histórias” será assim um espetáculo construído a partir das memórias do povo destas freguesias, que pretende espelhar pedaços da história, das gentes, das tradições e do património local, integrando diferentes áreas artísticas. Será um espetáculo inédito, construído com a comunidade, que pretende ser um projeto artístico identitário do território.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!