Seniores da Gerações dão vida ao futuro

Em várias reuniões realizadas na semana passada, em que participaram 172 seniores (um número que excedeu as expetativas da instituição), a Associação Gerações apresentou e analisou com todos o programa de atividades para o ano de 2019-2020, tendo o documento sido aprovado por unanimidade.

O Centro Comunitário da Associação Gerações vai desenvolver para os seniores atividades semanais regulares, com horário definido, que integram sessões para aprender a andar de bicicleta, artes com agulhas, correção postural/raquialgias, danças tradicionais, educação emocional, fotografia, ginástica, treino de equilíbrio e marcha, informática, inglês, meditação, pilates, pintura, utilização do smartphone e treino da memória.

Por outro lado, todo o ano está preenchido com outras atividades, iniciativas e projetos, com datas já definidas, que incluem workshops de artes expressivas, culinária de Marrocos (cuscus, harshas e chás), culinária de Natal, auto maquilhagem, cozinha da França (patês, tarte de cereja, ratatuile) e várias sessões na Fundação Cupertino de Miranda que integram um workshop chamado “Documentum”, outro com a designação “Uma viagem por mares de cor” e um terceiro intitulado “Busca –Estima”.

Para além de tudo isto, acontecerão sessões regulares de saúde mental, de fisioterapia (mobilidade, equilíbrio, força, incontinência urinária e como cuidar das costas), uso de tablet e telemóvel, mandalaterapia, yoga do riso, aromaterapia, educação para a saúde, tardes de jogos de mesa e atividades direcionadas para a saúde mental. Para enriquecer todos estes projetos, realizar-se-ão também várias atividades no exterior, com passeios e visitas de estudo.

O Clube Sénior da Associação Gerações é uma valência social direcionada para os maiores de 55 anos, ativos ou não, que oferece um conjunto de serviços altamente diversificados e promotores do envelhecimento ativo, bem – sucedido e saudável, em ligação estreita com o bem – estar físico e emocional, o combate ao isolamento e a aprendizagem ao longo da vida, tudo no pressuposto de que o ser mais velho e a situação de reforma não significam, em circunstância alguma, qualquer tipo de incapacidade.

O Clube Sénior oferece a todos os seniores um espaço imenso de criação, de arte, de memória, de sentimentos, de música, de dança e de diversão que enchem a vida das pessoas e que dão a todos mais esperança e mais futuro. Os seniores são também os protagonistas principais e únicos de uma nova forma de estar na vida, tornando-a mais alegre, mais sadia e mais atrativa.

Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidas da América, dizia que “os velhos têm o privilégio da tranquilidade. Podem fugir à vozearia da multidão e dedicar-se à conversa com os netos.” O Clube Sénior da Associação Gerações, mantendo a serenidade e a paz a que Thomas Jefferson se refere, transcende estes estados de alma, indo muito mais além em tudo o que pode ser considerado um enriquecimento e uma mais - valia para as vidas de todos e de cada um.

Durante todo o próximo ano a instituição não se vai limitar a gerir passivamente os dias que passam. Numa permanente e constante “inquietação positiva”, vai intervir e interagir com todos, mobilizando os seus recursos, sobretudo os seus recursos humanos, para a inovação e para a liderança de projetos, ações e iniciativas capazes de abrir novos horizontes aos “nossos seniores”, os destinatários diretos e últimos desta forma de agir inconformista e inovadora.

 

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!