Teatro, dança, música e muitas outras atividades invadem ruas de Famalicão sem carros

Cerca de 20 instituições desportivas, culturais e sociais famalicenses vão colaborar com o município de Vila Nova de Famalicão na dinamização da Semana Europeia da Mobilidade que se realiza entre 16 e 22 de setembro.

No Dia Europeu sem Carros, que se assinala a 22 de setembro, as ruas do centro da cidade de Famalicão vão estar encerradas ao trânsito e vão encher-se de atividades para toda a família, transformando-se num gigantesco anfiteatro ao ar livre, com concertos musicais, aulas de teatro, demonstrações de dança, zonas de leitura, iniciativas desportivas e ações ambientais. O comércio também sairá à rua com as suas montras participando nesta festa pela mobilidade e pela sustentabilidade.

As ruas encerradas ao trânsito são a Rua Adriano Pinto Basto (a partir do entroncamento com a rua Daniel Santos), Rua Santo António, Topo Norte da Praça D. Maria II, Praça D. Maria II (largo em frente à Fundação Cupertino de Miranda e Alameda) e Praça 9 de Abril.

Mas as ações decorrem ao longo de toda a semana, através de uma campanha de informação e sensibilização subordinada ao tema “Caminhe Connosco” e que engloba ainda a apresentação do livro “A Cidade das Bicicletas” de Paula Teles, que vai realizar-se no dia 21, pelas 17h30, na Casa do território, na Devesa.

Antes disso, no dia 18, o tema é adaptado para “Caminhe connosco na acessibilidade” através de uma ação que pretende sensibilizar e envolver o comércio de rua e a comunidade em geral, numa reflexão sobre como tornar a cidade mais acessível para todas as pessoas. Neste âmbito, os comerciantes serão desafiados a sentarem-se numa cadeira de rodas, a circularem com carinho de bebés ou com andarilho, para verificarem as dificuldades encontradas pelas pessoas com mobilidade reduzida dentro das lojas.

Esta ação conta com a colaboração da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação do Porto (APER) e dos Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco e D. Sancho I. Na mesma jornada, a comunidade será também convidada a colocar-se no lugar da pessoa com mobilidade reduzida e circular na zona central da cidade, na Praça D. Maria II e na Praça 9 de abril. Com esta ação pretende-se alertar o cidadão para comportamentos do quotidiano que por vezes se transformam em obstaculos para as pessoas com mobilidade reduzida, como por exemplo, estacionamento abusivo em cima de passeios, entre outros. Pretende-se também contribuir para uma comunidade mais consciente e ativa.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, “todas estas iniciativas tem um objetivo comum que é sensibilizar os famalicenses para a necessidade de reduzir o trafego rodoviário dentro das cidades, contribuindo para a melhoria da mobilidade, para a qualidade de vida nas áreas urbanas e para a sustentabilidade dos recursos naturais”.

 

 

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!