Câmara oferece fichas de atividades para o primeiro ciclo e transporte escolar para todos

Já é um hábito em Vila Nova de Famalicão que o regresso às aulas seja menos custoso para as famílias do concelho do que acontece na esmagadora maioria dos municípios do país. Em 2002, o Município foi pioneiro na implementação da gratuitidade dos manuais escolares para o 1.º ciclo e desde essa altura que a Câmara Municipal canaliza todos os anos um significativo investimento para ajudar as famílias do concelho com os encargos inerentes ao início de aulas. 

No regresso às aulas deste ano, os pais das crianças do 1.º ciclo de Vila Nova de Famalicão não vão ter que se preocupar com a compra das fichas de atividades de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês. A Câmara Municipal assume novamente esse encargo, oferecendo às perto de 4300 crianças matriculadas neste nível de ensino este recurso fundamental não reutilizável, num investimento municipal que ronda os 158 mil euros. A medida não está abrangida pela iniciativa governamental que, recorde-se, contempla apenas o empréstimo dos manuais escolares, sendo por isso complementar a esta.

Por outro lado, a autarquia famalicense vai voltar a assegurar a universalidade da gratuidade dos passes escolares, assumindo a totalidade do pagamento dos passes escolares de todo os alunos do concelho, desde o ensino básico até ao 12.º ano. No conjunto, a medida abrange cerca de 5 mil alunos famalicenses num investimento total de 1,9 milhões de euros por ano.

Igualmente seguro para o início do ano letivo está a presença nas escolas dos auxiliares educativos necessários para o tranquilo funcionamento escolar. O Município tem afeto ao seu quadro de pessoal cerca de 600 colaboradores - assistentes operacionais e técnicos – em virtude das competências que assumiu no âmbito da Educação, através do programa Aproximar Educação que deu, a partir de 2015, competências às autarquias piloto na gestão do pessoal não docente, entre outras atribuições.

“A aposta na educação é uma aposta direta nas pessoas. É um investimento prioritário para garantir o acesso de todos os famalicenses às mesmas condições de desenvolvimento pessoal, independentemente das condições familiares de origem”, assinala o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, falando no desenvolvimento de uma “verdadeira política de democratização educativa” em Vila Nova de Famalicão.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!