Famalicão vai avançar para a construção de Centro de Recolha Animal

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai avançar para a construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) que vai substituir as atuais instalações do Canil Municipal. “É mais um passo em frente na política municipal de defesa animal”, assinala o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que criou no inicio do atual mandato o pelouro da Defesa Animal em Vila Nova de Famalicão. A abertura do concurso público para a realização da empreitada foi aprovada hoje, quinta-feira, 29 de agosto, em reunião ordinária do Executivo Municipal, com um preço base que ultrapassa os 391 mil euros.

O Centro de Recolha de Animais de Vila Nova de Famalicão vai ser construído no lugar de Sertãos, em Calendário, junto às instalações atuais do Canil Municipal, numa área de cerca de 5500 metros quadrados.  Será um equipamento de qualidade que dotará o concelho de um espaço com condições para acolhimento e tratamento de animais errantes. Estará equipado com cerca de 80 boxes para cães, 45 para gatos e 4 para outras espécies.  

Melhorar os objetivos sanitários, controlar doenças, melhorar o bem-estar animal e segurança da população, melhorar as condições de trabalho e a funcionalidade do espaço atualmente existente são preocupações que estão na base desta decisão. “Muito mais do que um canil/gatil municipal este será um espaço de defesa e de sensibilização animal e de promoção da sua adoção, com a criação de dinâmicas e sinergias com a comunidade e o movimento associativo com o objetivo de promover o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos animais”, refere Paulo Cunha.

O equipamento estará equipado com todas as condições para o cumprimento dos seus objetivos e das exigências e obrigações legais inerentes a um equipamento desta natureza. Entre outras valências, o espaço estará dividido em instalações por espécie (canil, gatil e outras espécies), instalações individuais e de grupo, celas de quarentena e de ninhadas, enfermaria, armazéns, gabinete veterinário, zona de desinfeção e zona de recreio e atividade física para cães e gatos.

Recorde-se que, dentro da política de defesa animal prosseguida pela autarquia, entrou recentemente em funcionamento o primeiro Parque Canino do concelho, que está instalado no Parque de Sinçães, numa área de 288 metros quadrados e de utilização livre.

 

 

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!