CIOR RECONHECE IMPORTÂNCIA DA MOBILIDADE DE ESTUDANTES NA QUALIFICAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

A Escola Profissional CIOR, , promoveu, durante esta semana, uma série de atividades, envolvendo toda a sua comunidade escolar, no âmbito da Semana da Europa organizada por este estabelecimento de ensino.
O encontro/debate subordinado ao tema " A importância da mobilidade em contexto europeu para a qualificação de recursos humanos", realizado no passado dia  7 de maio, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide São Miguel, foi o momento mais alto desta semana, que contou com a presença de Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão; Elda Dias, da Agência Nacional Erasmus+; José Presa, Presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais; Rita Paiva, do Centro de Emprego de V. N. de Famalicão; Ana Soares, do Grupo Jerónimo Martins e Sílvia Peixoto, do Grupo Primor.
Para Amadeu Dinis, diretor da Escola, as mobilidades no espaço europeu, para além de possibilitarem o “aumento de competências, práticas e vivências, capacidade de adaptação, trabalho em equipa, sentido de responsabilidade e autonomia dos formandos e o descortinar de novos horizontes” em diferentes contextos geográficos, económicos, empresariais e culturais, “facilitam e promovem também a vivência da cidadania europeia na sua plenitude, como melhor antídoto aos momentos de turbulência que a Europa enfrenta”.
Por sua vez, as empresas e instituições que acolhem os alunos da CIOR, segundo Amadeu Dinis, relevam que os  nossos alunos têm “vontade de aprender, capacidade de adaptação em contextos adversos, organização e o gosto pelas aprendizagens inovadoras”.
“Aproveitem bem estas oportunidades e experiências vividas, pois são passos muito importantes para a vossa realização pessoal e profissional”, foi o conselho que Paulo Cunha deixou aos estudantes presentes.
A CIOR é uma das escolas portuguesa com maior número de mobilidades em contexto europeu, através de uma rede de empresas e instituições parceiras espalhadas pela maior parte dos países da Europa. No decorrer do seu percurso formativo, todos os alunos da CIOR fazem um estágio num país da Europa. É de referir também que esta escola, como entidade de acolhimento, recebe anualmente grupos de estudantes de vários países da Europa.
No âmbito da Semana da Europa realizaram-se, ainda, no auditório da Escola, ações de partilha de experiências e disseminação de boas práticas por parte de alunos dos cursos técnicos de Programação e Maquinação, Mecatrónica Automóvel, Animação Sociocultural, Eletrónica, Automação e Comando, que, no decorrer deste ano frequentaram estágios na Áustria, Itália, Espanha, Polónia, Malta, Grécia, Reino Unido e Finlândia, através do programa Erasmus+.
O valor da solidariedade também esteve presente através de uma recolha de sangue, por parte dos membros da comunidade escolar, em articulação com a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão e Instituto Português do Sangue.
 
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!